As operações booleanas são uma poderosa adição às suas ferramentas de modelagem; no entanto, às vezes elas podem dar resultados estranhos ou inesperados. O botão Booleano é encontrado no painel Criar na lista de Objetos compostos; ele permite a união, subtração, interseção e corte de objetos. A seguir está uma lista de cenários com problemas e os passos que você pode seguir para corrigi-los.
Objetos Booleanos que desaparecem
Dobras ou arestas mostradas em objetos booleanos
Resultados booleanos consecutivos no desaparecimento de componentes
Dicas para operações booleanas bem-sucedidas
Se, por engano, você executar uma operação booleana de interseção em dois objetos que se parecem que se vão interceptar, mas que na realidade não vão, você pode terminar em uma situação onde o objeto desaparece completamente. No grupo Operandos você é capaz de ver ambos os seus objetos listados, mas eles não estão na tela.
Dobras ou cristas podem ser causadas por uma operação Booliana entre um objeto que tem poucas faces e um objeto que tem muito mais faces, por exemplo, ao subtrair um objeto complexo de forma livre de uma caixa simples.
3ds Max triangula a superfície da caixa de modo que não haja faces adicionais para subtrair. Infelizmente, as faces são normalmente geradas como faces longas e lascadas que às vezes se sobrepõem e formam dobras ou cristas na cena resultante, quando for renderizada.
Antes de tentar a Operação booleana, execute estas etapas.
No exemplo dado acima, seria a caixa.
Ao subdividir a superfície em mais faces, a operação booleana tem mais faces e Bordas para trabalhar. Isso resulta em menos faces compridas e do tipo lascadas que podem produzir dobras ou cristas.
As operações booleanas estão programadas para trabalhar com dois operandos, o Operando A e o Operando B. Se você planeja unir ou subtrair muitos objetos do objeto que selecionou como Operando A, você deve clicar no botão Booleano após cada seleção de Operando B. Se não o fizer e simplesmente clicar no botão Selecionar operando B e escolher o próximo objeto, a operação anterior é negada e o Operando B anterior desaparece.
A forma mais eficiente de utilizar ao unir ou subtrair um grande número de objetos para/de um único objeto é anexar todos os objetos antes de tentar a Operação booleana.
Por exemplo, digamos que você está desenvolvendo uma placa de metal que tem um círculo de furos de parafuso. Até aqui você tem uma caixa plana, o Operando A, e dez cilindros, o Operando B, passando através dele.
Futura placa de metal com círculo de parafusos
Isto abre automaticamente o painel Modificar.
Este é o pequeno botão ao lado de Anexar.
Todos os cilindros tornam-se um único objeto.
Consulte Dobras ou cristas em objetos Booleanos.
Os cilindros são subtraídos para formar os furos na caixa.
Somente é preciso executar operações booleanas uma vez ao invés de várias vezes. Este método é muito mais eficiente e menos propenso a erros. Também é muito útil para cortar aberturas brutas de portas e janelas em uma parede se você já estiver trabalhando com a geometria 3D.
Executar operações booleanas em splines feitas a partir do painel Criar menu Formas pode ser confuso. Formas Spline 2D não utilizam as operações Boolianas que gostaríamos de utilizar para geometria 3D. As formas convertidas em Splines editáveis oferecem funcionalidade Booliana no painel Modificar
implementação de Geometria. Ao contrário das operações booleanas que na geometria 3D são executadas em duas partes, as operações booleanas somente podem ser executadas em uma única spline.
Portanto, uma destas duas coisas deve ser feita antes que você possa executar operações booleanas para formas de spline.
Iniciar nova forma no estado Desativado (encontra-se ativado por predefinição).
Para ilustrar a situação mais comum, vamos dizer que você tem três retângulos sobrepostos e você deseja subtrair os dois retângulos exteriores do retângulo central. Você também esqueceu de desativar Iniciar nova forma.
O painel Modificar abre automaticamente.
Agora, você tem uma única forma composta por três subobjetos splines.
Forma final após a subtração de dois retângulos externos
Leia abaixo algumas dicas gerais para garantir que as Operações boolianas funcionem na primeira vez:
Se um conjunto de operandos parece nunca produzir os resultados desejados, adicione um modificador e recolha a pilha para criar uma Malha editável ou um Polígono editável. Também é possível recolher objetos em malhas e polígonos editáveis sem primeiro aplicar modificadores. Caso você faça isso, utilize na cena Editar Manter ou Arquivar
Salvar como; não será possível ajustar os parâmetros dos modificadores na pilha.
Em geral, crie objetos com mais faces do que as que você normalmente utiliza. Por exemplo, aumente a altura, a largura e o comprimento de segmentos de uma caixa, especialmente se o objeto for mais complexo. Tente tornar o número de faces de ambos os operandos similares. Com maior número de faces, as Bordas criadas pela Operação booleana costumam ser mais suaves e refinadas. Uma vez que a operação booleana lhe forneça os resultados que deseja, aplique o modificador de Otimização para reduzir o número de faces do objeto.
Uma forma de verificar a validade dos objetos que você pretende utilizar como operandos é aplicar o modificador STL-Check. Este modificador é utilizado principalmente para verificar se um objeto é uma superfície completa e fechada na preparação para exportar para arquivos STL. Como as operações booleanas trabalham melhor com os objetos que vão ao encontro dos mesmos critérios, utilize STL-Check em seu operandos. Após aplicar o STL-Check em um objeto, ative Verificação. O grupo Status indica se há erros.