A Vista esquemática tem duas barras de ferramentas, uma em cima e outra em baixo da janela de Vista esquemática.
A barra de ferramentas de Vista esquemática na parte de cima da janela contém os seguintes botões:
Exibe ou esconde Exibir flutuador. O botão ativo significa que o flutuador está aberto, o botão desligado indica que está invisível.
Permite selecionar objetos na janela de Vista esquemática e na viewport. A seleção de objetos na Vista esquemática muda o nó para amarelo. A seleção de objetos na viewport demarca em branco a sua caixa de representação na Vista esquemática, mas não a seleciona na janela de Vista esquemática. Se quiser que a seleção feita na Vista esquemática seja passada para a viewport, use o botão Sincronizar Seleção. Tudo o que estiver selecionado na Vista esquemática também será selecionado na viewport.
Permite criar hierarquias. Da mesma forma que você pode ligar objetos nas viewports, pode criar ligações na Vista esquemática. Clique no filho e ligue-o ao pai. Isto também é usado para adicionar modificadores a objetos e para adicionar parâmetros de fiação.
Desvincula o que estiver selecionado na janela de Vista esquemática.
Exclui o que estiver selecionado na Vista esquemática. A seleção excluída desaparece da viewport e da janela de Vista esquemática.
Mostra as relações pai/filho em disposição de cascata. Os pais são colocados em cima à esquerda e os filhos em baixo à direita.
Mostra as relações baseadas em instâncias e referências, ao invés de através da hierarquia. Use esta opção para ver materiais e modificadores.
Define que a Vista esquemática disporá todas as entidades de acordo com a opção de arranjo (opções de alinhamento). Uma janela sobreposta avisa-o antes de fazer isso. Quando este modo está ativo, o seu botão na barra de ferramentas é ativado.
Organiza a apresentação dos filhos baseado em regras de arranjo definidas (opções de alinhamento) abaixo do pai selecionado.
Organiza a apresentação dos filhos baseado em regras de arranjo definidas (opções de alinhamento) abaixo do pai selecionado.
Liberta todas as entidades das regras de arranjo, marca-as com um ícone em forma de buraco à sua esquerda e deixa-as no lugar. Use esta opção para organizar livremente todos os objetos.
Liberta todas as entidades selecionadas das regras de arranjo, marca-as com um ícone em forma de buraco e deixa-as no lugar. Utilize esta opção para organizar livremente todos os objetos selecionados.
Define que a Vista Esquemática moverá todos os filhos do pai que será movido. Quando este modo está ativo, o seu botão na barra de ferramentas é ativado.
Ativa a apresentação de todas as entidades-filho da entidade selecionada.
Oculta todos os filhos da entidade selecionada, deixando-a visível.
Mostra a caixa de diálogo Preferências de vista esquemática. Isto permite-lhe controlar o que é apresentado e escondido na janela de Vista esquemática, por categoria. As diversas opções aqui servem para filtrar e controlar a apresentação dentro da janela de Vista esquemática. Consulte Preferências de vista esquemática.
Use este campo para dar um nome a uma configuração específica da Vista esquemática. Basta inserir o nome e pressionar a tecla enter para adicionar esta vista à lista de janelas de Vistas esquemáticas salvas, disponível no menu de Editores de gráficos.
Permite definir uma seleção de entidades na Vista esquemática como um marcador, para que seja mais fácil voltar a ela em uma cena complexa com muitos objetos.
Amplia e desloca a janela de Vista esquemática de modo que a seleção do marcador em questão seja apresentada.
Remove o nome do marcador que é apresentado no campo do nome do Marcador.
Aplica zoom sobre o que estiver selecionado na viewport. Você também pode introduzir o nome no campo de texto ao lado deste botão.
Permite inserir o nome do objeto de que você está procurando. Em seguida, clique no botão Aplicar zoom sobre os objetos selecionados na viewport e esse objeto será apresentado como selecionado na janela de Vista esquemática.
Apresenta uma linha com instruções de uso a ferramenta ou botão selecionados ou apresenta detalhes como por exemplo quantos objetos estão selecionados.
Permite navegar horizontal ou verticalmente na janela. Também é possível obter o mesmo efeito utilizando as barras de deslocamento na parte direita e inferior da janela de Vista esquemática ou usando o botão do meio do mouse.
Permite aproximar ou distanciar a apresentação Esquemática. Quando abrir a janela de Vista esquemática da primeira vez, você ficará aplicando zoom e pan durante um momento para ter a perspectiva adequada dos objetos na visualização. A apresentação dos nós muda à medida que você se move para dentro ou para fora.
Você também pode aplicar zoom mantendo pressionada a tecla Ctrl e arrastando com o botão do meio do mouse. Para ampliar na posição do cursor, ative Zoom sobre o ponto do mouse na caixa de diálogo Opções de vista esquemática, ao que você pode acessar clicando no botão Opções.
Permite desenhar uma janela para aplicação de zoom sobre a área da Vista esquemática que você quer ver mais de perto.
Diminui a ampliação da janela de modo a que todos os nós na Vista esquemática fiquem visíveis.
Diminui o zoom da janela de modo que todos os nós selecionados fiquem visíveis na visualização.
Aplica pan sobre a janela para incluir os objetos selecionados dentro do mesmo fator de zoom, de maneira que todas as entidades selecionadas estejam visíveis dentro das extensões atuais da janela.