Caixa de diálogo Editor de transição de mixer (objeto não bípede)

Os controles do Editor de transição de mixer faz transições em trilhas de transição. É possível usar essa caixa de diálogo para alterar as horas de início e término de transições, o foco da transição e executar outras funções. Os objetos de mesclagem de transição combinada podem ser alterados de um clipe para o outro, e qualquer nova transição que resulte da clonagem ou adição de clipes usa inicialmente as opções de mesclagem do último clipe.

As opções nesta caixa de diálogo são quase iguais às de Bípedes, com estas exceções:

Mesclagem e submesclagem

Consideremos um personagem virando uma esquina. A trajetória da raiz do personagem descreve um arco, enquanto os pés com cinemática inversa percorrem um ciclo no solo. Esse clipe contém alguns passos e é usado para criar um ciclo de mixer que deve deslocar o personagem em torno de um círculo. Se você definir a raiz e os pés como mesclagens de velocidade, a transição resultará na raiz prosseguindo no movimento de virar a esquina enquanto os pés prosseguem na direção em que estavam no momento da transição. Ou seja, se o pé direito estivesse prestes a tocar o solo com o calcanhar e, portanto, apontando um pouco para cima, faria a transição para cima no próximo clipe, em vez de fazer a mesclagem na direção que o arco da raiz está tomando. Se você definir a raiz como mesclagem de velocidade e definir os pés como submesclagens da raiz, a transição resultará na raiz prosseguindo em seu arco no movimento de virar a esquina, mas com mesclagem dos pés relacionada a ela. Ou seja, o movimento do pé direito apontando para cima fará a mesclagem com o movimento do pé no novo clipe mas na direção do arco, e não em sua própria direção para cima.

Interface

Comprimento
Define o número de quadros para a duração da transição.

As transições são calculadas coincidindo-se velocidades em ambos os clipes. Suavize alterações súbitas de velocidade usando transições mais longas.

Ease In
Valor de Ease-in para o clipe de origem.
Sair
O valor de saída para o clipe de destino.

Grupos Clipe de origem e Clipe de destino

As seguintes opções permitem definir diferentes parâmetros adequados aos clipes de origem e de destino envolvidos na transição.

Quadro inicial
Defina o quadro inicial da transição para os clipes de origem e de destino em seus respectivos campos. A duração dos clipes de origem e de destino é exibida acima dos campos Quadro inicial.
  • Rolagem Mantém o clipe em movimento durante a transição.
  • Fixo No clipe de origem, essa opção congela o movimento na posição do Quadro inicial durante a transição. No clipe de destino, essa opção congela o movimento na posição do Quadro final. Se a opção Fixo for escolhida para os clipes de origem e de destino, a transição será uma interpolação gradual de uma pose congelada para outra.

Grupo Mesclagens de velocidade

Um objeto de Mesclagem de velocidade é aquele que tem posições combinadas com base em velocidade (como COM de um bípede). Objetos usados para Mesclagem de velocidade são, mais comumente, as raízes da hierarquia de combinação. Quando você selecionar um objeto para mesclagem de velocidade, sua animação se acumulará com base na sua trajetória na cena; por exemplo, a escolha da raiz de um personagem como o objeto de mesclagem garantirá que a animação do personagem seja transicionada relativamente de um clipe para o outro, de modo que o personagem mantenha o movimento no espaço do mundo em vez de repetir cada clipe como absoluto. Todos os filhos da raiz acompanharão a transição.

Em alguns casos, pode ser interessante usar a opção Mesclagem de velocidade para um objeto filho.

Por padrão, o Editor de transição não usa objetos de mesclagem de velocidade.

Atenção: Se você usa mesclagem de velocidade, selecione objetos de mesclagem antes de otimizar a transição.
Lista Nós de velocidade
Lista os objetos escolhidos para mesclagem de velocidade.
Selecionar nós de velocidade
Clique para exibir uma caixa de diálogo Escolher nós e escolha os objetos para mesclagem de velocidade.
Excluir nós de velocidade
Clique para excluir os objetos realçados na lista.
Definir outros nós de velocidade de transição
Copia o conjunto de objetos de mesclagem de velocidade para todas as outras transições na trilha atual.
Rolo
Com essa opção ativada, há acúmulo do ângulo de rolagem (x) durante a transição. Com essa opção desativada, o ângulo se combina com o próximo clipe. Padrão=ativado.

O valor do controle giratório permite especificar um ângulo adicional para adicionar à rolagem.

Passo
Quando ativada, essa opção acumula o ângulo de inclinação (Y) durante a transição. Com essa opção desativada, o ângulo se combina com o próximo clipe. Padrão=ativado.

O valor do controle giratório permite especificar um ângulo adicional para adicionar ao passo.

Guinada
Quando ativada, essa opção acumula o ângulo de guinada (Z) durante a transição. Com essa opção desativada, o ângulo se combina com o próximo clipe. Padrão=ativado.

O valor do controle giratório permite especificar um ângulo adicional para adicionar à guinada.

X/Y/Z
Quando ativada, essa opção acumula posição no eixo especificado durante a transição. Com essa opção desativada, a posição se combina com o próximo clipe. Padrão=ativado.

Grupo Submesclagens

Para a transição de outros objetos do espaço do mundo dentro do espaço da mesclagem de velocidade ou um filho da mesclagem de velocidade, é preciso especificar uma submesclagem. Por exemplo, consideremos uma montagem com uma raiz em movimento pelo espaço do mundo e também com controles de pé com cinemática inversa. Nesse caso, você deve selecionar a raiz como a mesclagem de velocidade e, em seguida, selecionar a raiz na lista e adicionar os controles de pé como submesclagens. O resultado será que essa raiz faz uma transição suave e os pés fazem uma transição tão suave quanto possível na direção em que vão as pernas (dentro do espaço da raiz) no tempo de transição, e não na direção dos pés propriamente ditos no tempo de transição.

Lista Nós de submesclagem
Exibe os objetos escolhidos para submesclagem.
Selecionar nós de submesclagem
Clique para exibir a caixa de diálogo Escolher nós e escolha os objetos para submesclagem.

Antes de selecionar nós de submesclagem, primeiro é preciso escolher um nó de mesclagem de velocidade na lista superior. Normalmente, esse é o pai dos nós que serão submesclagens.

Excluir nós de submesclagem
Clique para excluir os objetos realçados na lista.
Definir outros nós de submesclagem de transição
Copia o conjunto de objetos de submesclagem de velocidade para todas as outras transições na trilha atual.
Transição anterior
Vai para a transição anterior na trilha de transição.

Exibe a transição anterior no Editor de transição, move a barra deslizante de tempo para o quadro inicial da transição anterior e realça o clipe anterior na trilha de transição.

Próxima transição
Passa à transição seguinte na trilha de transição.

Exibe a próxima transição no Editor de transição, move a barra deslizante de tempo para o quadro inicial da próxima transição e realça o próximo clipe na lista de Scripts.

Quadro atual
Exibe o número do quadro atual.
Ir para quadro inicial
Move a barra deslizante de tempo para o primeiro quadro da transição.
Otimizar transição
Exibe a caixa de diálogo Otimização de transições.

As opções da caixa de diálogo Otimização de transições permitem pesquisar a localização para a transição.

Atenção: Se você usa mesclagem de velocidade, selecione objetos de mesclagem antes de otimizar a transição.