Este tópico descreve alguns problemas comuns que podem ocorrer ao utilizar o rastreador de câmera e oferece sugestões sobre como corrigir os erros.
Interrompe imediatamente o rastreamento de recursos
Se o rastreador de recursos tentar combinar o primeiro par de quadros, mas for interrompido imediatamente, verifique os seguintes passos:
- Um dos limites de erro ativado pode ter sido definido com um valor muito baixo. Realize uma verificação de status na implementação da trilha do lote e examine os relatórios na lista de revisão de erros de rastreamento. Tente também desativar os limites na implementação Limites de erro, um de cada vez, e observe se isso resolve o problema. Ajuste o limite problemático, se necessário. Também é possível desativar a verificação de limite de erro completamente ao desativar a caixa de seleção Reobter amostra em caso de erro em cada um dos rastreadores.
- Certifique-se de que a caixa de limites de pesquisa para cada rastreador seja grande o suficiente para acomodar o movimento quadro a quadro da operação. Ela deve ser grande o suficiente para delimitar o recurso movido e a área de contraste circundante selecionada na caixa de limites de recurso.
- Assegure-se de que os objetos da cena estejam associados corretamente aos rastreadores. É possível verificar isso ao observar as entradas na lista da parte superior da implementação dos rastreadores de movimento. Se houver um objeto associado, será possível ver o nome na entrada da lista e, caso contrário, aparecerá “<nenhum objeto>”. Ao abrir um arquivo de vídeo para o qual tenha configurado rastreadores no rastreador de câmera antes de abrir a cena do 3ds Max associada, os objetos não serão associados aos rastreadores. Certifique-se de que a cena correta do 3ds Max esteja aberta, feche e volte a abrir o arquivo de vídeo no rastreador de câmera para que ele possa localizar os objetos da cena.
- Se os objetos de cena forem trocados acidentalmente para um ou mais pares de rastreadores, o movimento de correspondência não poderá encontrar uma solução.
Erros repetidos do movimento de correspondência
Se forem obtidos repetidos erros de movimento de correspondência, aqui está uma lista de aspectos que deverão ser verificados:
- Assegure-se de que haja pelo menos seis recursos sendo rastreados ativamente no quadro de erro e que pelo menos dois deles estejam a uma boa distância do plano das outras.
- Verifique as meta-alças do rastreador na janela Filme em torno do quadro em que o erro ocorrer para garantir que não exista nenhum erro óbvio de rastreamento de recurso.
- Se os parâmetros na seção Correspondência da implementação Movimento de correspondência tiverem sido desativados antes do movimento de correspondência ser efetuado, a câmera que estiver sendo correspondida deverá estar definida corretamente na cena para esses parâmetros. Por exemplo, ao desativar rolo e campo de visão, você já deverá ter definido a câmera para corrigir o campo de visão e a orientação de rolo diretamente no 3ds Max ou como resultado do movimento de correspondência anterior. O algoritmo de correspondência utiliza todos os parâmetros “fixados” da câmera para calcular aqueles que são estimados e simplesmente não funciona se estiverem fixados com valores incorretos.
- É possível saber que alguns dos parâmetros da câmera não variam durante uma sequência de correspondência, mas não é possível ter certeza sobre esses valores. Uma abordagem dessa situação é ativar todos os parâmetros para uma correspondência inicial e, em seguida, aplicar neles um filtro médio em linha reta na implementação de Suavização de movimento. Essa ação desativa automaticamente os parâmetros na seção Correspondência e, ainda, é capaz de defini-los com uma boa estimativa da posição fixa.