Quando você abre ou atualiza a vista Compositor, Conjuntos de estado cria um nó de estado para cada estado na vista de lista cuja alternância Saída de renderização () está ativada.
Nó de estado expandido para mostrar as propriedades registradas
Na parte superior, cada nó mostra o nome do estado mais um botão Ativar como na vista de hierarquia Conjuntos de estado. É possível expandir o nó para exibir propriedades registradas. Assim, é possível usar ativar ou desativar o registro do nó e editar as propriedades registradas; no entanto, em geral e mais prático fazer essas coisas na vista de hierarquia.
Clicar com o botão direito do mouse na parte superior de um nó de estado seleciona o nó e abre esse menu. Se o nó de estado e outros nós de estado já estiverem selecionados, todos permanecem selecionados, assim qualquer comando que você usar se aplica a todos os nós selecionados.
Um subestado reflete condições definidas pelo estado ou estados principais, além de suas próprias condições. Por exemplo, se apenas a Luz A estiver acesa em um estado principal e somente a Luz B estiver acesa em um subestado, a saída renderizada do estado principal irá mostrar somente a iluminação da Luz A enquanto a saída renderizada do subestado irá exibir a iluminação de ambas as luzes.
Subestados recém-adicionados não aparecem imediatamente na vista Compositor. Para torná-los visíveis, atualize a vista no principal menu ativado pelo botão direito.
Realce um estado e, a seguir, selecione Adicionar scripts de estado do menu de estados. Alternativamente, clique com o botão direito do mouse no estado e selecione Adicionar estado de scripts a partir do menu de contexto.
Por exemplo, é possível criar um estado com script que adiciona um objeto à cena quando o estado é ativado e, em seguida, exclui o objeto quando desativado.
Você pode usar quaisquer comandos MAXScript legais, e cada script pode ter o tamanho que desejar. Entretanto, se um script exceder os limites da janela, é preciso navegar com o teclado (teclas de seta, Page Up e Page Down e assim por diante); não existe barra de rolagem disponível. Outras funções de edição de texto padrão também se aplicam, como copiar (Ctrl + C) e Colar (Ctrl + V).
Para editar o estado com scripts, clique duas vezes em sua entrada na lista hierárquica de estados.
Por exemplo, é possível criar um modelo que tenha uma determinada configuração de câmera e de iluminação e, a seguir, instalar como um novo estado em qualquer momento, posteriormente. No entanto, para isso, a câmera e as luzes rastreadas pelo estado precisam estar presentes na cena.