O modificador de esticar simula o efeito de animação tradicional de "squash-and-stretch". Esticar aplica um efeito escala ao longo de um determinado eixo de estiramento e uma escala oposta ao longo de dois eixos menores restantes.
A quantidade de escala oposta nos eixos menores varia de acordo com a distância a partir do centro da escala de efeito. A quantidade máxima de escala ocorre no centro e cai para as extremidades.
Aplicação de um modificador de esticar para o objeto na esquerda cria o objeto na direita.
Para esticar um objeto:
Para limitar o esticar:
Neste nível de subobjeto, você pode transformar e animar a meta-alça, como qualquer outro objeto, alterando o efeito do modificador de esticar. Convertendo a meta-alça converte seu centro a uma distância igual. Rotacionar e dimensionar meta-alça acontece com relação ao seu centro.
Neste nível de subobjeto, você pode traduzir e animar o centro, alterarando a forma da meta-alça de esticar e portanto, a forma do objeto de esticado.
Use as opções na caixa suspensa de Parâmetros para definir os seguintes:
O grupo de Estiramento da caixa suspensa de Parâmetros tem dois campos que controlam a quantidade de escala de estiramento aplicada.
Define o fator de escala base para todos os três eixos. O fator de escala derivado do valor de estiramento varia de acordo com o sinal do valor.
O fator de escala calculado é aplicado ao eixo de estiramento selecionado e a escala inversa é aplicada aos eixos menores.
Valores de estiramento de 0,0, 0,5 e - 0,5
Altera o fator de escala aplicado aos eixos secundários. Ampliar gera um multiplicador usando a mesma técnica do estiramento. O multiplicador é então aplicado ao valor de estiramento antes que o fator de escala para os eixos secundários seja calculado.
Os valores de Ampliar afetam a escala ao longo dos eixos secundária da seguinte forma:
Objetos esticados com valores de Ampliar de 0,0, 1,0, e – 1,0.
Você seleciona quais os eixos locais do objeto é o Eixo de Estiramento usando as opções no grupo de eixos de estiramento da caixa suspensa de Parâmetros.
Efeitos de alterar o eixo de esticar
É possível aplicar o efeito de esticar para todo o objeto, ou limitá-lo a uma parte do objeto, usando os controles no grupo da caixa suspensa de parâmetros. Os limites restringem o efeito esticar ao longo do eixo de estiramento positivo e negativo medido a partir do centro do modificador.
Limita o efeito de estiramento. Quando o Limitar Efeito é desativado, os valores dos campos de limite superior e inferior são ignorados.
Define o limite do efeito de estiramento ao longo do eixo positivo estiramento. O limite superior pode ser 0 ou qualquer número positivo.
Define o limite do efeito de estiramento ao longo do eixo negativo de estiramento. O limite inferior pode ser 0 ou negativo.
Como limitar o efeito de estiramento
Clique em Subobjeto e mova o centro do modificador para alterar a localização das áreas de estiramento limitadas. Os limites superiores e inferiores movem com o centro do modificador para manter suas distâncias especificadas.
Efeitos de mover o centro de Estiramento