O mr Controle de Exposição Fotográfica permite modificar a saída renderizada com controles tipo câmera: um valor de exposição geral ou velocidade específica do obturador, abertura e configurações de velocidade da película. Também fornece configurações tipo imagem com valores para realces, tons médios e sombras. Ele se destina a cenas com um grande alcance dinâmico renderizadas com o agente de renderização mental ray, o agente de renderização iray ou o agente de renderização de hardware Quicksilver.
Nota: O Controle de exposição fotográfica mr contém um corretor de gama interno (gama 2.2), mas esta correção é desativada se a correção de gama do 3ds Max estiver ativada na caixa de diálogo Preferências, permitindo que, em vez disso, a Janela de quadro renderizado aplique a gama de vista.
O Controle de exposição logarítmica também tem uma curva semelhante a uma correção de gama, mas ao contrário do Controle de exposição fotográfica, não foi concebido para desativar sua correção de gama quando a correção de gama geral está ativada. Por esse motivo, a combinação da correção de gama com o Controle de exposição logarítmica não é recomendada, enquanto usá-la em conjunto com o Controle de exposição fotográfica é recomendado.
Dica: Para ver uma definição de qualquer parâmetro numérico nesta implementação, passe o cursor do mouse sobre o controle giratório do parâmetro.
Grupo de exposição
Este grupo compreende uma lista suspensa das predefinições de exposição mais uma seleção do Valor de Exposição ou Exposição Fotográfica e os parâmetros associados. Escolher um método torna a outra configuração ou configurações indisponíveis, mas elas ainda mudam de acordo com os ajustes feitos no método disponível. Por exemplo, se o Valor de Exposição estiver ativo, ajustar seu valor também altera a configuração Exposição Fotográfica
Velocidade do Obturador.
- Lista suspensa predefinida
- Escolha entre as predefinições disponíveis com base na configuração e nas condições de iluminação. As predefinições afetam todas as configurações restantes neste grupo.
- Valor de exposição (VE) Selecione esta opção para especificar uma única configuração do Valor de Exposição que corresponda a uma combinação de três valores de Exposição Fotográfica (consulte a seguir). Cada incremento ou redução do valor VE corresponde à divisão ou duplicação, respectivamente, a exposição efetiva, como expressa na alteração resultante no valor de Velocidade do Obturador. Assim, valores superiores produzem imagens mais escuras e valores inferiores geram imagens mais claras.
Por exemplo, conforme mostrado acima, a combinação de uma velocidade do obturador de 1/125 de um segundo, f/16 e ISO 100 resulta em um VE de 15. O mesmo VE resulta da divisão em metade da velocidade do obturador para 1/250 segundos e da duplicação do tamanho da abertura para f/11.
- Exposição Fotográfica Permite definir a exposição usando controles padrão orientados pela câmera. Estes controles afetam somente a exposição: a Velocidade do Obturador não tem efeito no desfoque de movimento; a Abertura não influencia a profundidade de campo; e a Velocidade da Película não tem efeito na granulosidade.
- Velocidade do Obturador A duração, em frações de um segundo, em que o "obturador” está aberto. Quanto mais elevado for este valor, mais acentuada será a exposição.
- Abertura O tamanho da abertura da "íris da câmera”, expresso como uma proporção. Quanto mais elevado for este valor, menos acentuada será a exposição.
- Velocidade da Película (ISO) A sensibilidade da " película fotográfica”, expressa como um índice. Quanto mais elevado for este valor, mais acentuada será a exposição.
Grupo de Controle de Imagens
Use estes controles para ajustar o brilho relativo ou os realces, tons médios e sombras na imagem renderizada. A combinação destas três configurações é exibida no gráfico que se encontra do lado direito da implementação. Controles adicionais aqui disponíveis permitem ajustar a saturação da cor, o ponto branco e a vinheta.

Renderização com as configurações padrão (com a coleta final)
- Realces (queimadura)
- Controla o nível das áreas com maior brilho da imagem. Valores maiores produzem realces mais claros, enquanto valores inferiores escurecem os realces.

Realces escurecidos (queimados)
- Tons médios
- Controla o nível das áreas da imagem cujo brilho está entre os realces e as sombras. Valores maiores produzem tons médios mais claros, enquanto valores inferiores escurecem os tons médios.

Tons médios elevados
- Sombras
- Controla o nível das áreas mais escuras da imagem. Valores inferiores produzem sombras mais claras, enquanto valores superiores escurecem as sombras.

Sombras iluminadas
- Saturação da cor
- Controla a intensidade das cores na imagem renderizada. Valores maiores resultam em cores mais intensas.

Saturação da cor = 2,0
- Ponto branco
- Especifica a temperatura da cor principal das fontes de luz. Isto é semelhante aos controles de proporção de branco nas câmeras digitais. No caso da luz do dia, um valor de 6500 é recomendado; no caso de iluminação incandescente, um valor de 3700 é recomendado.
Por exemplo, fotografias tiradas no interior podem ser iluminadas por luzes incandescentes, que são relativamente laranja em comparação com a luz do dia. A definição de "branco" como a luz do dia fornecerá resultados inaceitáveis ao tentar corrigir a cor de uma fotografia tirada com uma iluminação incandescente.
- Vinheta
- Reduz o brilho da imagem na periferia da imagem em comparação com o centro da imagem, resultando em uma área circular totalmente exposta no centro, com bordas mais escuras.

Vinheta = 25,0
Grupo de Escala Física
Determina como o 3ds Max calcula os valores de pixel ao reproduzir imagens com grande alcance dinâmico (high-dynamic-range, HDR). Você pode usar a escala física inerente na cena ou definir uma escala física arbitrária para situações de iluminação sem base física.
- Unidades Físicas: (cd/m2) Produz valores de pixel HDR fisicamente corretos em candelas por metro quadrado. Use esta opção ao iluminar a cena com fontes de luz fotométricas.
Dica: Quando esta opção é usada, a renderização interpreta todos os valores de iluminação não físicos (padrão) em unidades de cd/m 2 . Se você usar uma imagem HDR como imagem de fundo ou como mapa de textura com pixels corretamente calibrados para cd/m 2 , ela estará correta na cena. No entanto, se você tentar usar uma fotografia com baixo alcance dinâmico, tal como uma fotografia em JPEG, ela ficará muito escura na saída renderizada. (O agente de renderização interpreta um branco pixel nessa imagem como "1 cd/m 2 " por padrão, que é mais escuro do que a gruta mais profunda.) Assim, você precisa aumentar a saída da imagem para coincidir com um valor útil de cd/m 2 . O valor do céu pode ser cerca de 3,000 cd/m 2 .
- Sem unidade Permite definir como o agente de renderização interpreta a iluminação a partir de luzes padrão, que não têm base física. Use a configuração numérica para definir a iluminação aparente a partir destas luzes e os valores de pixel da saída com base na iluminação da cena. Por exemplo, com a Escala Física padrão de 1500, uma luz omni padrão é tratada pelo agente de renderização como uma luz isotrópica fotométrica de 1.500 candelas. A Escala física também é considerada no mapa de ambiente e na irradiação.
Nota: Este valor não afeta a iluminação aparente da cena renderizada com luzes fotométricas. No entanto, ele afeta a iluminação aparente projetada por luzes não físicas (padrão). Para resultados previsíveis, ilumine a cena somente com luzes fotométricas ou padrão (não um mix) e use Unidades Físicas ou Sem unidades, respectivamente.
Grupo de Configurações de Gama/LUT
- Configurações de Gama/LUT
- Este grupo é composto por texto que exibe o status das definições atuais de Gama/LUT e um botão de Configuração que abre a caixa de diálogo Configurações de preferências no painel Gama e LUT para que você possa alterar as configurações.