Como usar a faixa de opções

A interface da faixa de opções tem o formato de uma barra de ferramentas altamente personalizável, sensível ao contexto com as guias: Modelagem, Forma Livre, Pintura de Objetos e Preencher. Cada guia contém vários painéis e ferramentas, cuja disponibilidade pode depender do contexto.

A faixa de opções pode assumir uma orientação vertical ou horizontal quando encaixada ou uma orientação vertical ao flutuar. Ela pode ser ampliada (Mostrar Faixa de Opções Completa) ou minimizada a guias, títulos de painel ou botões de painel. Por padrão, a faixa de opções é horizontal, minimizada aos títulos de painel, e é encaixada justo abaixo da barra de ferramentas principal, como mostrado na ilustração a seguir (contorno vermelho para enfatizar).

Nota: Quando a faixa de opções for horizontal, é possível anexar a barra de ferramentas de Acesso Rápido à aresta inferior. Para obter detalhes, consulte Barra de Ferramentas de Acesso Rápido.

A unidade básica de organização da faixa de opções o painel; cada um contém um conjunto de ferramentas relacionadas. O painel principal na guia Modelagem é o Modelagem de Polígonos. Este painel contém controles globais para disponibilizar os outros painéis, alternando os níveis de subobjeto, alternando a seleção suave e mais.

Procedimentos

Esta seção inclui alguns procedimentos básicos para começar a trabalhar com a faixa de opções. Para obter mais informações sobre o uso e a configuração da faixa de opções, certifique-se de ler Controles da Faixa de Opções.

Para ativar a faixa de opções:

Para alterar a orientação da faixa:

    Por padrão, a faixa de opções utiliza uma configuração horizontal, mas é possível alterar para vertical ao encaixar à esquerda ou à direita, ou flutuante. O conjunto de recursos da faixa de opções é idêntico à faixa de opções horizontal, exceto que pode ser encaixada na esquerda e direita, ao invés de na parte superior e inferior.

  1. Execute qualquer um dos procedimentos a seguir:
    • Se a faixa de opções for vertical, clique com o botão direito em sua extremidade superior e selecione Encaixar na Parte Superior ou Encaixar na Parte Inferior. Como alternativa, arraste para a parte superior ou inferior da janela do programa para que encaixe.
    • Se a faixa de opções for horizontal, clique com o botão direito na extremidade esquerda e Encaixar à Esquerda ou Encaixar à Direita. Como alternativa, arraste para a esquerda ou direita da janela do programa para encaixar.
    • Para flutuar a faixa de opções, arraste para fora de sua posição recolhida ou clique com o botão direito na esquerda ou extremidade superior e escolha Flutuante.

Para minimizar ou maximizar a faixa de opções:

    A faixa de opções tem três estados minimizados diferentes, além do estado maximizado. Este procedimento descreve como alternar entre eles:

  1. Execute um dos seguintes procedimentos:
    • Clique no botâo de alternância Minimizar/Maximizar na faixa de opções. Se mantiver o mouse sobre o botão, a dica de ferramentas descreve o que acontece ao clicar.
    • Clique no botão da pequena seta próxima ao botão de alternância de minimizar/maximizar para abrir a lista suspensa Minimizar. O estado atual tem uma marca de verificação junto a ele. Escolha um nome diferente no menu.

      Escolher uma opção não só minimiza a faixa de opções para o status indicado, mas também determina como a faixa de opções (maximizada) minimiza, ao clicar no botão Minimiza/Maximizar.

Para restaurar a faixa de opções à configuração padrão:

    Sea faixa de opções já tiver sido configurada de forma significativa ao ocultar e os painéis flutuantes e assim por diante, é possível retornarà configuração padrão com um comando no menu de contexto da faixa de opções:

  1. Clique com o botão direito do mouse em uma área vazia da faixa de opções e abra o submenu Configuração da Faixa de Opções.
  2. Escolha o comando Redefinir a Faixa de Opções para Padrão.
  3. Quando solicitado a confirmar, clique em Sim.

    Após uma breve pausa, a faixa de opções é reaberta na configuração padrão: orientação horizontal e minimizado até os títulos de painel.

Para converter um objeto a um polígono editável ou formato de Editar Polígono:

    Na maioria das funções da faixa de opções nas guias Modelagem, Forma Livre e Seleção estão disponíveis, um único objeto depolígono editável ou Editar Polígono deve ser selecionado e o nível de pilha deve estar ativo. Se o objeto com que se deseja trabalhar não está no formato requerido, é possível usar a faixa de opções para convertê-lo.

  1. Selecione um objeto.
  2. Se a faixa de opções for minimizada, abra o painel de Modelagem de Polígonos; caso contrário, abra o painel de expansão.
  3. Selecione Converter para Polígono ou Aplicar Editar Mod de Polígono.

    Converte o objeto ou aplica o modificador, respectivamente, e alterna para o modo Modificar, se necessário.

    Nota: Também é possível utilizar Retrair Pilha, caso a pilha se retraia para um objeto de polígono editável. No entanto, se um objeto primitivo for retraído, como um bule com modificadores de formato não específico, como dobra, o resultado é um objeto de malha editável, que não é compatível com a faixa de opções.

Para começar a usar a faixa de opções com um polígono editável ou o objeto Editar Polígono:

    É possível utilizar as ferramentas da faixa de opções com um polígono editável selecionado ou o objeto Editar Polígono, quando o nível de pilha correspondente estiver ativo e o software estiver no modo Modificar.

    Após se familiarizar com a faixa de opções, é possível satisfazer quase qualquer tarefa de modelagem de polígono, sem selecionar novamente para o painel Modificar. Nesse ponto, é possível Ocultar ou Minimizar do painel de comando, na maior das vezes, ao trabalhar no 3ds Max, portanto, recuperar o valioso estado real da tela.

  1. Selecione um polígono editável ou objeto de Editar Polígono (para converter um objeto para este formato, consulte o procedimento anterior).

    Para utilizar as ferramentas da fita de opções, o modo Modificar deve estar ativo; isto é, o painel Modificar deve ser o painel comando atual (se o painel de comando for exibido ou não).

  2. Verificar o amplo botão no painel de Modelagem de Polígonos:

    Se disser Modo Modificar, clique no botão para alternar para o modo Modificar. Se disser qualquer outra coisa, siga para a etapa seguinte sem clicar.

  3. Se o nível de pilha de Editar Polígono ou Polígono Editável estiver ativo, os painéis aplicáveis se tornam disponíveis. Se a faixa de opções estiver maximizada ou minimizada aos títulos de painel, os painéis são evidentes. Se a faixa de opções for minimizada às guias, é possível ver todos os painéis abertos disponíveis em uma guia ao clicar nela (consulte Minimizar/Maximizar).

    Se o objeto já estiver em um formato requerido, mas tiver modificadores que não são Editar Polígono aplicado, no qual um está ativo, é necessário alternar para o nível de pilha de Polígono Editável ou Editar Polígono. Utilize os botõesModificador Seguinte/Anterior no painel de Modelagem de Polígonos.

    Por exemplo, considere um objeto de polígono editável com o modificador Tecido aplicado. Quando o modificador Tecido estiver ativo na pilha, a faixa de opções aparece assim:

    Observe que o botão amplo no painel de Modelagem de Polígono mostra o nome do modificador.

    Os botões de (modificador seguinte) e (modificador anterior) permitem a navegação para cima e para baixo na pilha, respectivamente. Quando a navegação em apenas uma direção é possível, o outro botão está desativado.

    Neste exemplo, clique em (Modificador Anterior), portanto, acessando o nível de polígono editável da pilha modificadora.

  4. Utilize os botões Modificador Seguinte/Modificador Anterior para ir ao nível do polígono editável ou ao nível de pilha de Editar Polígono.