Uma fórmula é um conjunto de instruções, que o programa pode avaliar e utilizar para executar cálculos e processar ou transformar conteúdo textual. Muitos objetos de AutoCAD Mechanical têm a capacidade de conter e avaliar fórmulas.
Por exemplo, as fórmulas utilizadas com notas (comando AMNOTE) fornecem a inteligência necessária para que as notas mostrem o texto mais apropriado, dependendo do contexto. Na lista de materiais, o programa utiliza fórmulas para executar cálculos matemáticos e preencher as colunas da lista de materiais automaticamente.
Se o resultado de uma fórmula é um texto, a fórmula normalmente contém uma sequência de expressões e sequências de texto. Se o resultado da fórmula é um numérico, a fórmula contém somente uma expressão.
Exemplos de fórmulas que retornam um resultado numérico:
Exemplos de fórmulas que retornam um resultado textual:
Observe o seguinte:
Nas fórmulas de texto, o programa avalia as expressões somente se estiverem entre colchetes angulares. Qualquer coisa que estiver fora de colchetes é interpretado como texto literal.
As expressões podem conter números, funções, referências e operadores matemáticos. O exemplo 1, anterior, contém operadores numéricos e matemáticos. O exemplo 2 contém as referências QTE e PREÇO, que fazem referência à quantidade e os preços de um item da lista de materiais. O exemplo 3 contém a função PI().
Referências
Uma referência identifica uma propriedade de um objeto e indica a uma fórmula quais dados obter e utilizar. Por exemplo, a referência STDP:STD faz referência ao nome da peça standard. Se uma nota contém a fórmula =<STDP:STD>, quando a nota é anexada a um parafuso escareado ISO M5X35, a fórmula converte <STDP:STD> para o texto “ISO 2009 M5 X 35” e o mostra como parte do texto de nota. Se alterar o comprimento do parafuso, a fórmula garante que o texto de nota altera para refletir o novo comprimento.
Os tipos de referências que podem ser utilizadas em fórmulas são:
Consulte a guia de referência para obter uma descrição detalhada destas variáveis.
Funções
Uma função é uma fórmula predefinida. Se especificar os valores de entrada, denominados argumentos, a função os processa e devolve o resultado. Por exemplo, a fórmula =INT(QTY*PRICE) utiliza a função INT. A INT utiliza o produto de QTY (quantidade de um item da lista de materiais) e PRICE (preço unitário de um item da lista de materiais) como argumento Retorna o valor arredondado para baixo de QTY x PRICE, para o dólar mais próximo.
As expressões no exemplo anterior não são colocadas entre colchetes angulares porque a fórmula retorna um valor numérico, e não um valor de texto.