Exemplos de fórmulas utilizadas com frequência (AutoCAD Mechanical)

Esta página contém exemplos de duas fórmulas complexas. O propósito de fornecer estes exemplos é de demonstrar como as fórmulas complexas podem ser percebidas como uma combinação de múltiplas expressões simples e, assim, interpretá-los com maior facilidade. Os resultados das fórmulas são mostrados como capturas de tela ao final de cada seção.

Exemplo 1 =<if(equal(Hole:tapped,"0"),"%%c" Hole:dia,Hole:nominal)>

Utilização típica

Utilizado normalmente em uma nota (comando AMNOTE) para anotar um furo padrão. Esta expressão faz parte da fórmula padrão utilizada no Modelo 1 para a categoria Furo perfurado para o comando AMNOTE.

Descrição

Expressão Explicação

SE( )

Avalia um valor lógico; neste caso avalia o resultado da função igual(Furo:roscado,”0”). No caso da função ser avaliada em VERDADEIRO, retorna a expressão marcada 0; caso contrário retorna a expressão marcada 1.

igual(Furo:roscado, “0”)

Compara a referência furo:roscado com o valor 0. Para um furo roscado, furo:roscado avalia para 1; se não, avalia para 0.

“%%c”

O símbolo de diâmetro.

Furo:dia

Avalia para o diâmetro do furo.

Furo:nominal

Avalia para o diâmetro nominal do furo.

Resultados

A imagem a seguir mostra dois furos anotados por uma nota da chamada de detalhe contendo a fórmula. Observe a diferença nos textos da nota para o furo passante e o furo roscado.

Exemplo 2 =<Origem><IF(OR(ISBLANK(Origin),ISBLANK(Index)),"",".")><Índice>

Utilização típica

Normalmente utilizado em diagrama de furo. Esta expressão é a fórmula padrão para uma legenda de furo na standard DIN.

Descrição

Esta fórmula contém três expressões, cada uma delas delimitada por colchetes angulares. O texto resultante é uma concatenação das três expressões.

Expressão Explicação

<Origem>

Avalia para o nome da origem do diagrama de furo.

Se( )

Avalia um valor lógico; neste caso, avalia o resultado da função OU(...). No caso da função ser avaliada em FALSO, retorna o texto marcado 1; caso contrário retorna o texto marcado 2.

OU( )

Retorna VERDADEIRO se algum dos argumentos avalia para VERDADEIRO.

ISBLANK( )

Retorna VERDADEIRO se as referências Origem e Índice avaliam para um texto em branco. Se a origem do diagrama de furo não tem nome, ISBLANK(Origem) retorna VERDADEIRO.

Origem

Avalia para o nome do diagrama de furo.

Índice

Avalia para o número de índice do furo.

Resultados

A imagem seguinte mostra dois furos. O furo da esquerda está em um tabelas de furos que tem sua origem legendada como 1. A legenda de furo é 1.1. O furo da direita está em um tabelas de furos não tem sua origem legendada. A legenda do furo é 1.