É possível que para seu projeto seja necessário que a montagem de trechos principais seja adaptada a várias configurações de montagem. Em alguns casos, é suficiente que a montagem de trechos principais seja mantida não adaptativo. Para trocar uma montagem de trechos principais específico, é possível criar um conjunto intercambiável de tubos e tubulações para a família iAssembly completa.
Durante a conversão da família iAssembly, a nova montagem de trechos principais, ou a existente, é incluída automaticamente com status adaptativo como componentes subordinados normais. Quando é adicionada uma nova linha de configuração, é incluída automaticamente uma ocorrência não-adaptativa da montagem de trechos principais para a nova configuração. Um conjunto intercambiável de tubos e tubulações só é criado quando o comando Converter em adaptativo é aplicado à montagem de trechos principais não adaptativa.
A configuração ativa é a base da nova configuração. A montagem de trechos principais derivado e não adaptativo mantém o mesmo conteúdo de projeto que a configuração base. É possível decidir realizar uma das seguintes ações segundo suas necessidades de projeto:
Cada configuração pode conter um membro do conjunto intercambiável de tubos e tubulações ou uma montagem de trechos principais não adaptativa. Da mesma forma que com os componentes iComponents do Inventor, o membro da montagem de trechos principais pode ser definido como de inclusão/exclusão, fixo/não fixo e adaptativo/não adaptativo em cada configuração.
O Autodesk Inventor fornece a ferramenta de iParts iAssemblies para alterar o âmbito de edição quando trabalha com uma família iAssembly de tubos e tubulações.
Segundo suas necessidades de projeto, execute uma das ações seguintes:
Da mesma forma que uma família de iPart, um iAssembly de tubos e tubulações contém uma tabela de configuração de membros de montagem junto com um conjunto intercambiável de montagens de trechos principais. Um conjunto intercambiável de tubos e tubulações é a coleção de todas as montagens de trechos principais que podem ser trocadas na família iAssembly. A tabela de configuração dispõe de uma coluna na qual é indicado o status adaptativo da montagem de trechos principais incluído.
Através do conjunto intercambiável de tubos e tubulações, cada configuração tem um projeto de tubos e tubulações individual. Alguns podem permanecer como a montagem de trechos principais não adaptativa, que a configuração é criada automaticamente.
Os membros da montagem de trechos principais são independentes uns de outros no conjunto intercambiável de tubos e tubulações, portanto é possível fazer o seguinte:
Quando o projeto de tubos e tubulações não é necessário para a configuração especificada de montagem, exclua a montagem de trechos principais de maneira que seja invisível e não participe no projeto. Não afeta outros membros da configuração.
Se planeja substituir a montagem de trechos principais por outro projeto para a família iAssembly completa, ou se já não for utilizada, exclua-a independentemente da configuração que esteja ativa. Quando é excluído, o conjunto intercambiável de tubos e tubulações é removido completamente da tabela de configuração.
Para compreender melhor o processo de exclusão e exclusão da montagem de trechos principais de uma configuração de montagem, compare o conjunto intercambiável de tubos e tubulações com uma área de trabalho com tantos compartimentos quantos tenha desenhado. Cada compartimento tem seus próprios arquivos específicos, o que equivale a um membro da montagem de trechos principais no conjunto intercambiável de tubos e tubulações.
A exclusão da montagem de trechos principais equivale a retirar o compartimento da área de trabalho, mas a área de trabalho em si continua existindo, bem como o resto dos compartimentos. No entanto, se for excluída a montagem de trechos principais, estaria removendo a área de trabalho completa. Consequentemente, é possível inserir uma área de trabalho nova.
As montagens do Autodesk Inventor e os membros de iAssembly podem conter uma única montagem de trechos principais adaptativa. Durante a configuração da montagem de tubos e tubulações, se for excluída a montagem de trechos principais de uma configuração ativa, estará impedindo a inclusão de uma nova montagem de trechos principais. Isto é assim porque o delimitador original da montagem de trechos principais não é realmente removido. Para utilizar outra montagem de trechos principais, deve ser excluída primeiro a montagem de trechos principais.
Quando a montagem de trechos principais é excluída, os comandos de tubos e tubulações são desativados na configuração da montagem ativa. Pode ser inserida na montagem uma ocorrência secundária de outra montagem de trechos principais. Quando isto ocorre, se trata como um componente normal de Autodesk Inventor em lugar de um fluxo de trabalho de reutilização de tubos e tubulações ou fluxo de trabalho de configuração, o comando Converter em adaptativo não estará disponível.
Quando é alterado o ambiente de edição para Editar âmbito de família na caixa de ferramentas iParts iAssembly, se for excluída a montagem de trechos principais, será removido o projeto de tubos e tubulações completo em toda a família iAssembly. Para inserir outra montagem de trechos principais, execute uma das seguintes ações:
A montagem de trechos principais que acaba de adicionar só será adaptativa na configuração ativa. Edite o conjunto intercambiável de tubos e tubulações na tabela de configuração quando o precise.
Em uma família iAssembly de tubos e tubulações, o membro da montagem de trechos principais atua como um iComponent secundário na cada configuração. Por exemplo, as vistas de desenho e as listas de peças são conscientes de todos os membros da montagem da tabela de configuração, pois o membro correspondente da montagem de trechos principais será representado em documentos de desenho.
Para obter mais informações sobre a correlação entre a configuração de montagem e os desenhos, apresentações e representações, consulte a ajuda do Autodesk Inventor Series.