Quando você cria um modelo 3D a partir do zero, geralmente ele ajuda a definir imagens de referência ou de “planta” para utilizar como um guia para a geometria 3D. Normalmente, essas imagens são planos que mostram a lateral, a fronte e a parte superior do objeto para o modelo.
Estúdio virtual para o modelo P-47
Você pode localizar tais planos na Web, pode verificá-los em um livro ou nas instruções de um modelo de escala ou pode desenhá-los você mesmo.
Eis alguns indicadores para como configurá-los de forma que você possa utilizá-los no 3ds Max:
Muitos programas de processamento de imagem têm diretrizes ou réguas que podem ajudá-lo a alinhar as imagens em um centro comum e assegurar que suas dimensões coincidam.
As imagens quadradas são mais fáceis de serem alinhadas quando você as aplica na geometria do 3ds Max.
Neste tutorial, escolhemos tons de azul: isso lembra nostalgicamente impressões em papel, mas o mais importante, no 3ds Max é possível ver caixas de seleção brancas contra um plano de fundo branco.
No 3ds Max em si, você pode definir três planos no arranjo do virtual studio. Neste tutorial, usamos unidades genéricas (1 unidade genérica é igual a 1 polegada) e definimos os planos de referência como as dimensões em pixel das imagens de planta: 800 x 800.
Mapeie as imagens para os planos usando estas diretrizes:
Se sua cena utilizar luzes, as imagens de planta sempre estarão visíveis.
Desse modo, quando você olha para o modelo por meio de um dos planos, a imagem não fica no caminho.
O congelamento dos planos permite trabalhar no modelo sem se preocupar com a seleção dos planos por acidente. Por padrão, os objetos congelados são cinzas: desativar esta opção permite fixar os planos e ainda ver suas imagens de plano.
Agora você está pronto para começar a modelagem.