Refinar a forma da bolha

A etapa final da modelagem do P-47 é para melhorar a curvatura da bolha de vidro.

Configurar a lição:

  1. Continue trabalhando na cena da lição anterior ou abra \modeling\p47\p47_canopy_corrected.max.
  2. Se você abrir o arquivo, selecione o objeto Abóbada. Se necessário, na faixa de opções, clique no Modo Modificar.

Refinar a forma da bolha:

  1. Ative o viewport em Perspectiva e pressione F4 para ativar as Faces com arestas.
  2. Ative (Contorno rápido) novamente e adicione um contorno na frente do contorno vertical que já estiver presente no meio do caminho ao longo da parte da bolha da abóbada.
  3. Clique com o botão direito do mouse para sair da ferramenta Alternar contorno.
  4. Vá para (Aresta) de subobjetos de nível.
  5. No viewport Superior, clique e pressione Ctrl+ clique para selecionar as quatro arestas na parte superior do contorno de bolha original.

    Vista em perspectiva

  6. Na faixa de opções painel Editar, ative (Restringir à aresta) e, em seguida, no viewport Frontal, mova as arestas de volta em direção à extremidade do avião.
  7. Com a opção Mover ainda ativa, no viewport Superior, clique e pressione Ctrl+ clique para selecionar as duas arestas logo acima das laterais do meio da bolha.
  8. No viewport frontal, mova essas arestas para baixo até o meio da lateral da bolha.
  9. Vá para o nível de subobjeto (Vértice).
  10. Na faixa de opções painel Editar, ative (Restringir à face).
  11. Com a opção Mover ainda ativa, no viewport superior, clique e pressione Ctrl+ clique para selecionar os dois vértices onde a lateral da bolha encontra a parte superior, atrás dos contornos verticais.
  12. No viewport frontal, mova esses vértices para baixo e para a frente, de modo que a bolha tenha um contorno suave.
  13. No painel Editar da faixa de opções , ative (Restringir a Nenhum).

Expanda a largura da bolha:

    A última etapa na finalização da abóbada é a de refinar a bolha para que o vidro fique um pouco mais convexo, como mostrado nas imagens da planta.

  1. No viewport frontal, pressione Ctrl+ arrastar para selecionar os vértices que acabaram de ser movidos, bem como os vértices imediatamente acima no mesmo segmento.

    Olhar para a vista Superior para assegurar que os quatro vértices foram selecionados: dois em cada lado da bolha.

  2. Ative (Selecionar e escala uniforme) e, em seguida, a partir do submenu desdobrável Centro de uso, selecione (Usar centro de seleção).
  3. No viewport superior, dimensione os vértices para fora ao longo do eixo Y para fornecer uma maior convexidade à parte traseira da bolha.
  4. No viewport frontal, selecione por região os quatro vértices que estiverem na frente daqueles que foram dimensionados recentemente, nas laterais da bolha ao longo do contorno.
  5. No viewport Superior, dimensione esses vértices para fora ao longo do eixo Y, da mesma maneira como foi feito nos vértices da parte posterior.

Observe o trabalho:

  1. Sair do (vértice) de subobjetos de nível.
  2. Ative (NURMS) para a Abóbada.
  3. Selecione fuselagem e ative (NURMS) para essa opção também.
    Nota: Utilize a parte suspensa NURMS Separado por Os grupos de suavização devem ser ativados para a fuselagem, assim como para a abóbada. É possível verificar isso.
  4. No viewport em Perspectiva, pressione F4 para desativar Faces com arestas e, em seguida, diminua o zoom para poder ver o avião inteiro.

Salve o trabalho:

Resumo

O modelo P-47 Thunderbolt contém somente dois objetos, mas cada objeto tem vários detalhamentos sutis. Os recursos e métodos descritos neste tutorial foram: