Adicionar a fuselagem

A principal fuselagem é uma extensão da geometria do capô.

Configure a lição:

  1. Continue trabalhando na lição anterior ou abra p47_cowl_complete.max.
  2. Se você abriu o arquivo, selecione a fuselagem P-47 e acesse o painel Modificar.

Crie a parte dianteira da fuselagem desde a parte traseira do capô:

  1. Na faixa de opções painel Modelagem de polígonos, clique para ativar (Polígono). Na viewport em perspectiva, clique no polígono na parte posterior do capô para selecioná-lo.
  2. Na faixa de opções painel Polígonos, clique em (Inserção). Na viewport em perspectiva, arraste para baixo para criar uma inserção com polígonos de bordas muito estreitas.
  3. Na faixa de opções painel Polígonos, clique em (Chanfro). Na viewport em perspectiva, arraste para cima desta vez para fazer a extrusão do polígono em direção à parte posterior do avião. Observe a viewport frontal enquanto estiver fazendo isso e faça a extrusão do polígono bem além da área do capô.

    Vista frontal

    Solte o botão do mouse e, em seguida, arraste para cima novamente para dimensionar o chanfro para que seja quase do mesmo diâmetro do capô em si. Novamente, observe a viewport frontal enquanto trabalha.

    Vista frontal

Continue modelando a fuselagem:

  1. Utilize (Chanfro) novamente para estender fuselagem até a aresta inicial do painel retangular na frente do cockpit, depois dimensione-o para cima de forma que, na vista frontal, ele siga o contorno da imagem da cópia heliográfica.

    Vista frontal

    Isso parece bem, mas, se você observar a viewport superior, poderá ver que o novo chanfro é um pouco largo demais.

  2. Ative a viewport superior e, em seguida, dimensione o polígono para baixo ao longo do eixo Y para alinhá-lo com a imagem de cópia heliográfica.

    A partir daí, a Extrusão é a ferramenta principal para criação da fuselagem. Ao longo do caminho, você utilizará os ajustes de escala e de vértice para refinar sua forma.

  3. Se necessário, gire a viewport frontal para que você possa ver o cockpit.
    Nota: Não vamos sempre mencionar quando você precisa girar as viewports, pois isso pode variar dependendo da configuração da janela do 3ds Max.
  4. Na faixa de opções painel Polígonos, clique em (Extrusão). Na vista em perspectiva, faça a extrusão da fuselagem até a aresta inicial do cockpit. Como sempre, observe a viewport frontal enquanto trabalha.

    Vista frontal

  5. Na faixa de opções painel Modelagem de polígonos, ative (Vértice).
  6. Na viewport frontal, arraste uma caixa para selecionar os vértices na aresta inferior da parte posterior da fuselagem. Em seguida, mova esses vértices para baixo ao longo do eixo Y para coincidir com o contorno inferior do avião.
  7. Na faixa de opções painel Modelagem de polígono, clique em (Polígono) para retornar ao nível de subobjeto de polígono.
  8. Ative a viewport superior e, em seguida, dimensione o polígono para baixo muito pouco ao longo do eixo Y.
  9. Na faixa de opções painel Polígonos, clique em (Extrusão) uma vez mais. Trabalhando na viewport em perspectiva, mas olhando na viewport frontal, faça a extrusão da fuselagem até a junção na parte traseira do cockpit.

    Vista frontal

    Dica: Em alguns casos, o tamanho da janela do 3ds Max impede a extrusão até onde você deseja. Se isso ocorrer, faça a extrusão até onde você puder, depois mova o polígono na horizontal até a localização desejada.
  10. Na viewport frontal, mova o polígono um pouco para cima ao longo do eixo Y, de modo que a parte inferior fique mais perto do contorno do avião.
  11. Também na viewport frontal, dimensione o polígono para baixo ao longo do eixo Y de maneira que melhor corresponda à cópia heliográfica.
    Nota: Neste ponto, a correspondência com o contorno do avião é somente aproximada. Além disso, os polígonos ao longo do comprimento da fuselagem são muito longos: em procedimentos posteriores, você irá adicionar segmentos de aresta para refinar a malha e mover vértices para melhorar o contorno da fuselagem.

    Neste ponto, você também pode ir para o nível de subobjeto (Vértice) e mover o os vértices central e inferior para que coincidam melhor com os contornos do avião. Lembre-se de usar a seleção de região para selecionar os vértices em ambos os lados da fuselagem.

    Após ajustar os vértices, retorne para o nível de subobjeto (Polígono).

  12. Na viewport superior, dimensione o polígono um pouco mais ao longo do eixo Y para coincidir com a imagem do plano.

Complete a parte cilíndrica da fuselagem:

  1. Na faixa de opções painel Polígonos, clique em (Extrusão) uma vez mais. Em seguida, efetue a extrusão da fuselagem até a aresta inicial da extremidade.

    Vista frontal

  2. Na viewport superior, dimensione o polígono para baixo para coincidir com o contorno do avião.
  3. Na viewport frontal, dimensione o polígono para baixo de acordo com o tamanho do contorno.
  4. Também na viewport frontal, mova o polígono para melhor coincidir com a imagem de cópia heliográfica.

Próximo

Complete a parte inferior da extremidade