Transformando percursos

Você pode transformar um percurso 2D ou 3D calculado de uma das seguintes maneiras:

Nota: Não é possível desfazer uma transformação num percurso realizada utilizando as opções disponíveis no painel Transformar Percurso. No entanto, é possível desfazer uma transformação num percurso 2D se for realizada a partir da vista 2D utilizando sua pré-visualização de percurso.

Para transformar um percurso calculado:

  1. Na área Operações de Percurso do painel Percursos, clique no botão Transformar Percurso para exibir o painel Transformar Percurso.

    Uma lista de percursos calculados é exibida na porção superior do painel.

  2. Na lista, selecione o percurso ou grupo de percurso que você deseja transformar.
  3. As caixas X e Y da área Centro de Rotação exibem as coordenadas atuais da origem da transformação. Para especificar a origem em torno da qual você deseja transformar o percurso selecionado, utilize um dos seguintes métodos:
    • Selecione uma opção no diagrama quadrado para alterar a origem para uma entre cinco posições predefinidas. As coordenadas da posição selecionada são exibidas nas caixas X e Y.
    • Nas caixas X e Y, insira as coordenadas da origem.

    Na vista 2D, uma cruz azul marca a origem.

  4. Caso deseje mover o percurso selecionado:
    1. Na caixa Passo, digite a distância pela qual você deseja mover o percurso selecionado.
    2. Na área Posicionamento, utilize os ícones de direção no diagrama para mover o percurso selecionado pelo incremento especificado na caixa Passo. Clique em:
      para mover o percurso selecionado para cima no eixo Z.
      Nota: Não é possível mover percursos 2D na direção Z.
      Nota: Se qualquer porção do percurso selecionado exceder o nível Z Seguro especificado ao calcular o percurso, uma mensagem pergunta se você deseja continuar. Clique em Sim para mover o percurso selecionado ao longo do eixo Z pelo incremento especificado na caixa Passo, ou clique em Não para cancelar a transformação.

      para mover o percurso para baixo no eixo Z.

      para mover o percurso para cima no eixo Y.

      para mover o percurso para baixo no eixo Y.

      para mover o percurso para a esquerda ao longo do eixo X.

      para mover o percurso para a direita ao longo do eixo X.

    3. Dica: Na vista 2D, você pode mover o percurso arrastando a caixa limitante que cerca a pré-visualização de percurso quando selecionada. Libere o botão do mouse para definir a nova posição do percurso. Mantenha pressionada a tecla Ctrl ao arrastar a caixa limitante para criar uma cópia do percurso 2D selecionado.
  5. Caso deseje rotacionar o percurso selecionado, insira o incremento pelo qual você deseja rotacionar o percurso na caixa Ângulo, e clique em:

    para rotacionar o percurso em sentido horário.

    para rotacionar o percurso em sentido anti-horário.

    Dica: Na vista 2D, você pode rotacionar o percurso arrastando a alça de rotação no centro da caixa limitante que cerca a pré-visualização de percurso quando selecionada. Libere o botão do mouse para definir a nova posição do percurso. Mantenha pressionada a tecla Ctrl ao rotacionar o percurso para criar uma cópia.
  6. Caso deseje visualizar apenas as áreas do percurso na vista 3D dentro da fronteira do relevo composto, certifique-se de que Recortar Percursos esteja selecionado.
  7. Caso deseje posicionar o percurso numa posição específica:
    1. Clique na barra de controle Coordenadas Absolutas para exibir as caixas X, Y e Z.
    2. Nas caixas X, Y e Z insira as coordenadas da origem.
  8. Caso deseje espelhar o percurso:
    • Clique em Espelhar em X para espelhar o percurso selecionado em torno do valor X do centro da sua caixa limitante.
    • Clique em Espelhar em Y para espelhar o percurso selecionado em torno do valor Y do centro da sua caixa limitante.
    Nota: Para exibir as configurações de Espelhar, clique na barra de controle Espelhar para expandir a área Espelhar.
  9. Para ajustar os percursos selecionados com relação ao relevo composto, utilize um dos seguintes métodos:
    • Para ajustar o percurso selecionado pela distância entre a ponta da ferramenta e a superfície do relevo composto, no ponto onde a ferramenta entraria em contato pela primeira vez, selecione Descer Ferramenta. Qualquer profundidade abaixo do topo do bloco material é preservada; isso significa que a ferramenta pode ser movida abaixo da superfície do relevo composto.
    • Para ajustar o percurso selecionado verticalmente pela diferença entre o ponto mais alto no relevo composto e o topo do bloco material, selecione Projetar Ferramenta. Quando nenhum bloco material tiver sido especificado, o ArtCAM ajusta o percurso pela altura absoluta do relevo composto.

    Clique em Projetar no Relevo para ajustar o percurso selecionado com relação à superfície do relevo composto utilizando seu método escolhido.

  10. Feche o painel.