Criando um relevo rotativo a partir de um objeto 3D

Você pode criar um relevo rotativo a partir de um objeto 3D na Árvore de Projeto.

Para criar um relevo rotativo a partir de uma malha:

  1. No painel Projeto, clique com o botão direito no objeto 3D a partir do qual você deseja criar um relevo na Árvore de Projeto.
  2. Selecione Criar Relevo Rotativo no menu de contexto.
Nota: Caso a malha não esteja visível na Árvore de Projeto, a opção de menu Criar Relevo Rotativo não está disponível.

Caso a malha apresente um diâmetro interno e esteja atualmente alinhada com o eixo Y ou Z, uma mensagem é exibida confirmando que a malha é reconhecida como anel e perguntando se você deseja alinhar o relevo rotativo resultante com o eixo X do modelo.

Um conjunto de dois níveis de relevo é criado a partir da malha. Caso um modelo plano esteja atualmente aberto, ou caso não exista modelo atualmente aberto onde criar esses níveis de relevo, um novo modelo é criado primeiro na Árvore de Projeto. O nome da malha é atribuído ao modelo.

Nota: Você pode configurar a resolução do modelo resultante da malha utilizando o painel Opções.

O triângulo mais alto na malha é convertido num novo nível de relevo no topo da pilha de nível que constitui o relevo composto que representa a superfície frontal do item, enquanto o triângulo mais baixo na malha é convertido num novo nível de relevo no topo da pilha de nível que constitui o relevo composto que representa sua superfície posterior.

Onde existir um diâmetro interno identificável na malha, o ArtCAM cria um relevo rotativo em que a dimensão X é igual ao raio interno e a dimensão Y é igual a três vezes a largura do modelo ArtCAM que contém o anel.

Onde não existir um diâmetro interno claro na malha, o ArtCAM cria um relevo rotativo em que a dimensão X é igual ao raio externo e a dimensão Y é igual à largura do modelo ArtCAM mais uma borda equivalente a 10% do seu tamanho original. A altura da base é equivalente ao raio do ponto mais próximo do centro global.

Ambos os níveis de relevo adotam o nome da malha, com o sufixo Topo aplicado ao nível associado à superfície frontal do item, e o sufixo Base aplicado ao nível associado à sua superfície posterior. Cada nível está visível.

O modo de combinação de relevo Unir é aplicado ao nível associado à superfície frontal do item por padrão. O modo de combinação de relevo Intersecionar é aplicado ao nível associado à superfície posterior do item por padrão.

Nota: A disponibilidade dessa função depende do tipo de licença.

Consulte também