Quando você clica em Calcular no Assistente de Usinagem 2D, o ArtCAM começa calculando o número necessário de folhas para cada tipo diferente de material anteriormente identificado do arquivo de texto. As folhas resultantes adotam o nome do material encontrado no arquivo de texto.
Os dados de vetor contidos nos arquivos .dxf referenciados dentro do arquivo de texto são então aninhados entre essas folhas. Os dados dentro do arquivo de texto determinam qual desenho de vetor pertence a cada folha.
A folga de nesting anteriormente definida é aplicada durante o processo de cálculo de nesting.
Onde dados acumulados de vetor encontrados entre o arquivos .dxf não puderem ser aninhados numa única folha, folhas subsequentes são criadas conforme necessário e então numeradas sequencialmente. Por exemplo, se duas folhas de 3/4 Ply forem necessárias para conter todo o desenho de vetor incluído dentro de treze dos arquivos .dxf, são nomeadas 3/4 Ply_Folha1 e 3/4 Ply_Folha2 respectivamente.
O Assistente de Usinagem 2D então cria novos níveis de vetor no modelo de acordo com a informação de nível dentro dos arquivos .dxf. O desenho de vetor aninhado permanece no mesmo nível em que foi originalmente criado como parte do arquivo .dxf.
Quando todos os dados de vetor tiverem sido atribuídos a folhas e níveis apropriados, o Assistente de Usinagem 2D carrega o template de percurso e inicia o processo de cálculo de percurso.
Uma mensagem que diz "Criando percursos para cada folha..." é então exibida na Área de Mensagem.
O Assistente de Usinagem 2D lê o nome de um nível de vetor e então procura exatamente o mesmo texto em todos os nomes de percurso que foram criados a partir do template de percurso. A informação é armazenada entre parênteses como parte do nome do percurso. Por exemplo, o nível de vetor chamado Panel_0P2500 é claramente referenciado no percurso chamado 1/4 Ply_Folha1_Profile (Panel_0P2500).
Onde o nome de um nível de vetor corresponde ao texto entre parênteses no nome do percurso, o Assistente de Usinagem 2D aplica as configurações de percurso no template ao desenho nesse nível. Esse processo é repetido até que configurações de percurso tenham sido aplicadas a todo desenho de vetor presente nos níveis.
Uma mensagem que diz "Calculando percursos..." é então exibida na Área de Mensagem. O Assistente de Usinagem 2D calcula todos os percursos em sequência como parte de um único lote:

Percursos calculados são listados na janela Percursos Disponíveis para Cálculo em preto, enquanto percursos não calculados são listados em vermelho.
Todas as mensagens exibidas na área Status do diálogo Calcular Percursos em Lote são repetidas na Área de Mensagem do painel Assistente de Usinagem 2D.
Uma mensagem que diz "Escrevendo GCode..." é exibida na Área de Mensagem. O Assistente de Usinagem 2D gera saída dos arquivos de percurso para os seus pós-processadores escolhidos na pasta de saída de percurso selecionada.
Uma mensagem que diz "Finalizado" é exibida na Área de Mensagem.
O desenho de vetor de painel aninhado é exibido na vista 2D juntamente com uma pré-visualização de todos os percursos necessários para usiná-lo, e os novos níveis de vetor, folhas e percursos são listados na Árvore de Projeto.

O desenho de vetor encontrado dentro dos arquivos Drawing Interchange Format (.dxf) é aninhado em seis folhas. Cada folha representa uma folha real de material necessária para o trabalho e adota o nome dos diferentes tipos de material identificados no arquivo de texto durante o processo de cálculo.
Você pode controlar qual folha de desenho de vetor aninhado é exibida na vista 2D clicando no seu nome na árvore de projeto. Apenas uma folha pode ser visualizada de cada vez, embora seja possível pré-visualizar o conteúdo de todas as folhas. Você somente pode editar o desenho de vetor desenhado na folha atualmente selecionada.
Pode ser útil visualizar a folha ativa como a mesa CNC e as folhas restantes como o material na sua oficina.