Aninhando vetores

Para aninhar vetores:

  1. Selecione Editar > Selecionar ou clique no botão Selecionar .
  2. Selecione Vetor > Aninhar Vetores ou clique no botão Aninhar Vetores Selecionados . O painel Nesting é exibido.
  3. Se a área de modelo ArtCAM atual não representar a porção de material em que você deseja aninhar objetos:
    1. Desenhe e selecione o vetor que representa a porção de material disponível para usinagem.
    2. Mantenha pressionada a tecla Shift enquanto seleciona os vetores que você deseja aninhar dentro do vetor selecionado.
    Nota: Por padrão, vetores selecionados sempre são aninhados dentro do vetor selecionado primeiro.
  4. Se a área de modelo exibida na vista 2D representar as dimensões exatas do seu material:
    1. Na área Fronteiras e Agrupamento, selecione Usar modelo como fronteira.
    2. Selecione cada vetor que você deseja aninhar dentro da área do modelo.

    No exemplo a seguir, a área do modelo representa o material. Todos os vetores que devem ser aninhados dentro da área do modelo estão selecionados:

  5. Especifique as configurações no painel Nesting.
  6. Clique em Aninhar para aninhar os vetores selecionados em folhas.

    O tempo de cálculo depende das opções denesting selecionadas.

    A disposição das linhas e colunas de folhas exibidas na vista 2D varia de acordo com a utilização mais econômica da área de trabalho disponível.

    Neste exemplo, permitimos rotação de peça utilizando um ângulo de passo de 45 graus apenas. A folha padrão e as quatro folhas de vetores aninhados são organizadas como segue:

    Cada folha de vetores aninhados é listada sob o item Folhas na Árvore de Projeto. Você pode controlar qual folha de vetores aninhados está ativa na vista 2D clicando para selecionar o nome da Folha específica que você deseja visualizar na lista. Apenas uma folha pode estar ativa de cada vez, embora seja possível pré-visualizar o conteúdo de todas as folhas simultaneamente. Você somente pode editar o desenho de vetor na folha ativa.

    Todas as folhas idênticas de vetores aninhados são mescladas numa única folha. Por exemplo, se três folhas idênticas de vetores aninhados forem encontradas durante o processo de nesting, as três seriam agrupadas numa única folha chamada Folha 1 (3 Cópias).

    Durante o processo de manufatura, você somente precisa criar os percursos necessários utilizando essa única folha, e então usinar três vezes para criar o número desejado de itens.