Sobre como manter a tangência com entidades de alinhamento adjacentes

Quando você altera a restrição de tangência em uma entidade de alinhamento, as restrições de tangência entidades adjacentes podem ser alteradas automaticamente para manter a tangência.

Na guia Editar restrição (caixa de diálogo Propriedades do alinhamento), a opção Sempre executar a troca de restrição de tangência implícita, especifica se as restrições de tangência de entidades adjacentes automaticamente alteradas para manter a tangência.

Nota: Esta opção afeta somente as entidades que são imediatamente anteriores e próximas a entidade que tem sua restrição de tangência alterada. Outras entidades de alinhamento não são afetadas.

Há quatro restrições de tangência:

A Restrição de tangência pode ser alterada usando a vista Entidades de alinhamento ou a janela Parâmetros de layout de alinhamento.

A seguir, estão dois exemplos de como a opçãoSempre executar a troca de restrição de tangência implícita, afeta como as entidades de alinhamento adjacentes se comportam quando você altera a Restrição de tangência.

Exemplo 1: alterando uma entidade livre para uma entidade fixa

O exemplo a seguir mostra como uma linha que está restringida em ambos os lados (livre) por duas curvas que não estão restringidas ( fixa).

Se você alterar a linha para Não restringida ( fixa), as curvas se comportam de duas maneiras. O comportamento depende se a opção Sempre executar a troca de restrição de tangência implícita está selecionada:

Exemplo 2: alterando uma entidade livre para uma entidade flutuante

O exemplo a seguir mostra como um grupo de curvas está restringido em ambos os lados (livre) por duas linhas que não estão restringidas ( fixa).

Se você alterar o grupo de curvas para restringido pelo próximo ( flutuante), as curvas se comportam de duas maneiras. O comportamento depende se a opção Sempre executar a troca de restrição de tangência implícita está selecionada: