Para projetar curvas verticais em perfis de layout é preciso compreender os conceitos descrito neste tópico.
Para acessar os comandos de criação de curvas verticais, clique na seta ao lado do comando de criação de curvas exibida na barra de ferramentas. O comando Curva vertical fixa (três pontos) é exibido por padrão.
Após clicar em um botão na barra de ferramentas ferramentas de layout de perfil, siga os prompts de comando na linha de comando.
Você pode utilizar comandos transparentes para especificar uma estaca e elevações ao ser solicitado para selecionar um ponto.
Parábolas quadráticas são preferidas em projetos verticais pois elas têm uma taxa constante de alteração de grau ao longo da curva. Parábolas quadráticas são bem aproximadas às curvas circulares nos graus planos e são normalmente utilizadas no projeto vertical. Esta qualidade as torna muito fáceis de marcar. Substituindo estes valores, teremos a equação da parábola quadrática para curva vertical como:
Já que a taxa de alteração de declividade é constante ao longo do comprimento da curva, o parâmetro de curva parabólica pode ser expressa como:
Este valor representa a distância horizontal ao longo da qual uma alteração de 1% na declividade ocorre na curva vertical. Ele expressa a forma abrupta da alteração de declividade em um único valor. Tabelas de velocidade ou outras ferramentas de projeto geralmente fornecem um valor alvo mínimo de K.
A função de Projeto com critérios normativos valida automaticamente o desenho de uma curva de perfil com critérios do projeto locais. Tabelas A.A.S.H.T.O. que definem valores mínimo de K em dadas velocidades são fornecidas no arquivo de critérios de projeto personalizáveis. Curvas que violam as normas de projeto pode ser corrigidas usando a caixa de diálogo Parâmetros do layout de perfil para ajustar diretamente o valor de K ou alterar o comprimento da curva e a declividade da tangente de maneira a cumprir os critérios.
Este método de projeto para curvas verticais convexas fornece um comprimento mínimo de curva. A curva deve ser suficientemente longa para que o condutor de um veículo padrão sempre possa ver um objeto antes que ele chegue na distância máxima de parada para a velocidade projetada da viagem.
Este método de projeto para curvas verticais convexas fornece um comprimento mínimo de curva. A curva deve ser suficientemente longa para que o condutor de um veículo padrão sempre possa ver um veículo se aproximando dentro de uma distância segura para a velocidade projetada da viagem.
Este método de projeto para curvas verticais côncavas fornece um comprimento mínimo de curva. A curva deve ser suficientemente longa para que em condições de direção no escuro, as luzes de um veículo padrão iluminem a estrada até uma distância além da distância de parada para a velocidade projetada da viagem.
Este método de projeto para curvas verticais côncavas fornece um comprimento mínimo de curva. A curva deve ser suficientemente longa para que as pessoas em um veículo padrão não sofram força de inércia em excesso ao viajarem pela curva na velocidade projetada.