Uma pcurve é uma curva paramétrica gerada numa superfície por certas operações. Estas operações incluem:
Uma pcurve é utilizada para definir a fronteira de trimagem de uma superfície e é composta por uma série de segmentos de reta que se ajustam à superfície dentro da tolerância. Uma pcurve é uma curva paramétrica porque a curva é definida no espaço paramétrico 2D de uma superfície. Uma pcurve contém pontos chamados ppoints. Toda superfície é definida por parâmetros t e u que variam ao longo da superfície.
Os valores de t e u definem um ponto único, p, na superfície. Assim, o ponto p pode ser definido por coordenadas no espaço absoluto 3D (x, y, z) ou por coordenadas no espaço paramétrico 2D (t e u). Na figura abaixo, as coordenadas no espaço paramétrico 2D de p são (3,5 e 2,75).
As coordenadas absolutas não se posicionam necessariamente na superfície; já as coordenadas no espaço paramétrico precisam, por definição, se posicionar na superfície (a terceira dimensão é a superfície). Curvas utilizadas como parte de fronteiras de trimagem de superfícies devem posicionar-se exatamente na superfície sendo trimada, e assim pcurves são definidas dentro do espaço paramétrico 2D de uma superfície. Elas não podem portanto ser operadas exatamente da mesma maneira que as outras curvas (por exemplo, não podem ser arrastada para fora de uma superfície) e um editor especial é fornecido para manipulá-las.