Um fillet é o arredondamento de canto interno ou externo que é formado pela interseção de duas superfícies. O PowerShape pode produzir uma superfície fillet de raio constante entre qualquer par de superfícies que fazem interseção.
Uma superfície fillet típica entre duas superfícies que se intersecionam.
Você pode produzir um fillet quando duas superfícies não fazem interseção. A única condição é que, se deslocadas pelo raio do fillet, elas se cruzariam:
Nos pontos em que duas superfícies são divergentes, o fillet é produzido entre as partes das superfícies que se cruzam quando deslocadas pelo raio de fillet:
Outros fillets deste tipo são mostradas abaixo:
Se a linha de interseção entre superfícies apresentar descontinuidades (por exemplo, como resultado de cantos pontiagudos, ou porque alguns dos raios internos são menores que o raio do fillet), o PowerShape construirá uma série de fillets a partir de cada parte contínua da linha. Por exemplo, o fillet ilustrado abaixo incorpora seis superfícies fillet separadas, uma para cada canto e uma para cada lado, para criar uma única superfície fillet:
Um fillet de raio variável pode ser criado com valores diferentes de raio em pontos especificados:
Como você pode notar, o fillet de raio variável produz um bom resultado aqui. Um fillet constante teria permitido apenas que o menor raio fosse utilizado ao longo de todo o comprimento do fillet, mas aqui especificamos um raio maior de um lado para melhorar a resistência e evitar um batimento do fillet no lado mais estreito.