O exemplo a seguir mostra como objetos selecionados sofrem morph utilizando o método de morph de duas superfícies.
O morph é definido por:
Superfície de controle
Superfície de referência
A superfície H de extrusão sofre morph pela diferença entre a superfície plana de referência e a superfície cilíndrica de controle. Para cada ponto na superfície de referência, há um ponto correspondente com as mesmas coordenadas paramétricas 2D na superfície de controle. Esses ponto é utilizado para definir como transformar o H.
Se os pontos nos objetos selecionados se posicionam na superfície de referência, eles são movidos para o ponto correspondente na superfície de controle.
Se os pontos nos objetos selecionados não se posicionam na superfície de referência, a opção Offset Normal determina para onde os pontos serão movidos.
O método de morph encontra o ponto mais próximo na superfície de referência para cada ponto nos objetos selecionados e o offset entre os dois pontos.
Ponto mais próximo na superfície de referência.
Ponto a sofrer morph.
Offset.
O ponto na superfície de referência possui um ponto correspondente com o mesmo número na superfície de controle.
Caso a opção Offset Normal não esteja selecionada, o ponto é movido de forma a sofrer offset pelo mesmo valor a partir do ponto na superfície de controle, reduzido por qualquer decaimento que você possa ter definido.
Offset na superfície de referência.
Posição do ponto caso não ocorra decaimento.
Nesse caso, o modelo aparece como segue:
Caso a opção Offset Normal esteja ativa, os pontos sofrem offset ao longo da normal da superfície na superfície de controle pela sua distância a partir da superfície de referência, de forma que o modelo aparenta ser dobrado para seguir a superfície de controle .
Nesse caso, a superfície aparece como segue: