Utilize esta guia para criar padrões de objetos em itens em arame.
Para criar padrões de objetos em itens em arames, você precisa:
- Selecione os objetos padrão.
- Exiba a página Modelo de Arames da caixa de diálogo.
- Selecione o item em arame com base no qual deseja criar o padrão.
- Utilize as opções para determinar como os elementos são criados no modelo de arames.
Criar uma cópia dos arames do padrão — Você pode optar por criar uma cópia do modelo de arames ou excluí-lo. Clique neste botão para alternar entre as duas opções.
Mostrar/ocultar marcadores — Exibe um marcador em cada elemento do padrão. Clique nos marcadores para desativar elementos individuais no padrão criado.
Alternar exibição de pontos da curva — Ativa ou desativa a exibição de números de ponto no modelo de arames.
Intervalo
Defina o intervalo do modelo de arames para criar o efeito de padrão desejado:
Espaçamento
Especifique como o modelo de arames é usado para posicionar elementos:
Posicionamento
Selecione um alinhamento adequado para o efeito de padrão desejado:
Copiar ao longo do modelo de arames — Cria uma cópia do elemento do padrão nos pontos e intervalo especificados. Essa é a configuração padrão.
Rotacionar cópias em torno do eixo — Exibe dois pontos no elemento de padrão original, inicialmente na mesma posição, aproximadamente no centro do objeto de padrão original. Posicione esses pontos para criar um eixo a ser utilizado para alinhar com a normal da curva.
Se a curva não apresentar dependências de superfície, o padrão será alinhado com a normal da curva. Se a curva apresentar dependências de superfície, o padrão será alinhado com a normal da superfície.
-
Posicionar dois pontos no arame — Esta opção exibe dois pontos no elemento do padrão. Utilize
para alternar entre a seleção dos pontos e posicione-os para escolher a parte do elemento do padrão que você deseja que se posicione sobre o modelo de arames.
O exemplo abaixo mostra os pontos posicionados na aresta do elemento do padrão, e os elementos do padrão criados no modelo de arames.
-
Definir o ponto a ser reposicionado — Esta opção é utilizada com as opções de Alinhamento para mover os marcadores de ponto no elemento do padrão.
- Inverter — Esta opção inverte o lado do modelo de arames em que o padrão será criado, correspondente à normal da curva. Por exemplo, dentro ou fora.
-
Definir plano do padrão — Esta opção é disponibilizada quando a opção Rotacionar cópias em torno do eixo é selecionada na lista suspensa Alinhamento. Utilize a caixa de diálogo Plano do Padrão para definir as coordenadas para o alinhamento dos elementos do padrão no modelo de arames. O plano de trabalho também pode ser editado dinamicamente. A normal do padrão é ao longo do eixo Y e a tangente ao longo do eixo X.
As seguintes opções adicionais são exibidas no diálogo se o objeto selecionado para criar o padrão for uma figura. Elas não serão exibidas se o objeto selecionado tiver somente figuras sólidas.
- Remover figura - Controla como a figura original é tratada quando o padrão é criado. Caso selecionado quando o padrão é criado, a figura original é absorvida pelo padrão e eles se tornam uma figura. Na árvore de sólidos, o ícone de figura é substituído por um ícone de padrão.
Caso não selecionado quando o padrão é criado, este último é criado como uma figura separada e ambas as figuras original e padrão podem ser editadas separadamente. A árvore de sólidos mostra tanto o ícone de figura como um ícone de padrão.
Esta opção não é exibida no diálogo se você estiver editando uma figura de padrão existente.
- Editar definição - Esta opção só está disponível quando você estiver editando uma figura de padrão existente. Quando você seleciona esta opção, pode editar a figura de padrão utilizando o diálogo apropriado.
OK — Cria o padrão e fecha a caixa de diálogo.