Essa opção permite verificar a suavidade de superfícies. Isso aplica sombreamento em faixas de cor para mostrar o quão suaves são as superfícies e a suavidade com que elas se unem. Esse tipo de sombreamento mostrará as seguintes descontinuidades na superfície:
Onde houver uma descontinuidade de tangente, as faixas de cor não irão se ajustar (as faixas não apresentam continuidade posicional).
Onde houver uma descontinuidade de curvatura, as faixas de cor não apresentarão continuidade de tangente.
Faixas apresentam continuidade tangencial e posicional na união, então a superfície apresenta continuidade de curvatura na união.
Faixas apresentam continuidade posicional mas não tangencial na união, então a superfície apresenta continuidade de tangente, mas não continuidade de curvatura na união.
Suponha que tenhamos as seguintes superfícies na tela.
Agora, vamos orientar as superfícies com relação à fonte de luz. É melhor orientar as superfícies quando elas estiverem sombreadas.
O exemplo a seguir utiliza Sombreamento de suavidade para sombrear as superfícies e orientá-las na posição necessária:
Os contornos mostram o ângulo entre a normal da superfície e uma luz brilhando no topo da tela. Oriente o modelo de forma que as superfícies em que você está interessado estejam apontando na direção dessa fonte imaginária de luz.
O sombreamento é atualizado, mostrando as faixas de cor se movendo sobre a superfície. As superfícies são sombreadas de modo semelhante ao mostrado abaixo.
As superfícies são sombreadas com duas faixas de cor. Elas controlam a suavidade das superfícies e a união entre as superfícies.
As faixas se unem, mas ocorre uma mudança de direção.
Essa área mostra que as superfícies não são unidas de maneira suave.
As cores das faixas mostradas são variações da cor do material padrão para superfícies. Se você alterar a cor do material da superfície, as cores das faixas são alteradas também.
Para obter mais detalhes, consulte a guia Visualização > painel Formatar > Material.