A modelagem de montagem permite gerar montagens complexas de componentes padrão de forma rápida e fácil. Você pode registrar sólidos como definições de componente e depois criar várias instâncias do componente em uma montagem. Por exemplo, um carro pode ser uma montagem consistindo de quatro componentes de roda e um componente de corpo. Cada componente de roda é criado a partir da mesma definição de componente de roda. O componente do corpo é criado a partir da definição de componente do corpo.
Além dos componentes, as montagens também contêm um conjunto de relações, que especificam como os componentes se encaixam utilizando ligações, bem como várias ferramentas para analisar a montagem criada.
- Definição de componente — Um mecanismo para armazenar a geometria de um objeto gráfico. O objeto gráfico pode ser utilizado para representar um componente de engenharia completo, como uma peça de carro.
As definições de componente são criadas automaticamente quando você adiciona um componente a partir de uma biblioteca de componente ou quando você cria um componente a partir de um sólido definido pelo usuário ou com Power Features. Quando uma definição de componente é criada, ela é armazenada de forma invisível. Você pode então utilizar as definições para criar componentes gráficos e construir a montagem.
- Componente — Os objetos visíveis criados a partir de instâncias de definições de componente, principalmente posições e orientações no modelo. Uma coleção de componentes em uma montagem é conhecida como um grupo, mas os grupos não definem a hierarquia da montagem.
- Montagem — Uma coleção de componentes que se encaixam de acordo com as relações especificadas. Por exemplo, na montagem de um carro, você pode criar quatro componentes de roda e um componente de corpo. A montagem armazena informações sobre como essas peças se encaixam para criar o carro:
Também é possível criar submontagens, ou seja, montagens existentes que fazem parte de outra montagem.
- Ligação — Os componentes podem ser associados a outros componentes em uma montagem utilizando ligações. Ligações são faces planas, eixos, arestas retas ou pontos em componentes, aos quais outro componente pode ser associado. Quando você registra um componente, todas as ligações possíveis são encontradas automaticamente.
No exemplo abaixo, as ligações são criadas da seguinte forma:
Plano
Linha
Ponto

- Relação — Um relacionamento entre ligações em diferentes componentes. Por exemplo, uma ligação plana pode ser coplanar a outra ligação plana, ou pode ser paralela por uma dada distância.
- Relacionamentos que definem a posição do componente em si (por estarem associados a outro componente) são chamados de relações secundárias.
- Relacionamentos que definem a posição de outros componentes (por estarem associados a um componente principal) são chamados de relações principais.
A relação principal de um componente é sempre compatível com a relação secundária no segundo componente (relacionado). As relações são exibidas na Árvore de Montagem, em uma ramificação dos componentes denominada Relações Principais ou Secundárias.
- Subitem — Cada item em uma montagem pode ter subitens associados. Para um componente, o subitem pode ser o sólido que deu origem ao componente ou o plano de trabalho do componente. Para uma sub-montagem, os subitens são os componentes dentro da sub-montagem. Para um grupo, os componentes são os subitens.
Nota: Utilize Arquivo > Opções > Opções de Aplicativo > Montagem para especificar as configurações padrão para Modelagem de montagem.