Alças gráficas de tangente e magnitude

Alças de tangente e de magnitude permitem editar as direções da tangente e as magnitudes da curva. Quando você arrasta essas alças, o valor da magnitude é exibido na tela. Para editar apenas a magnitude, arraste a alça de forma que não oscile mais do que 5 de cada lado da direção original. Desvios maiores do que esse farão com que a direção da tangente também se altere.

Se você observar com atenção a alça de direção da tangente, que é a linha entre o ponto da curva e o ponto de controle, você irá notar que há duas cores.

A metade mais próxima ao ponto de controle edita apenas a direção da tangente antes (ou depois) do ponto, enquanto a outra metade edita a direção da tangente antes e depois. Quando essas alças são arrastadas, a magnitude permanece constante.

Se você clicar ou arrastar a alça para a direção da tangente antes e depois, então a alça da direção da tangente do outro lado do ponto é forçada a se alinhar com a alça selecionada.

Para ativar as alças gráficas de tangente e de magnitude:

  1. Selecione um ponto na curva.
  2. Clique com o botão direito do mouse no ponto e selecione Alças gráficas de tangente e magnitude no menu de contexto.
  3. Clique e arraste as alças para editar a curva:
    • Utilize as alças arqueadas para modificar o ângulo de tangente da curva, sem alterar a magnitude. Um círculo é desenhado num plano fixo relativo à sua posição inicial.

    • Utilize as alças esféricas para modificar livremente a magnitude da curva em qualquer direção.

    • Utilize as alças de ponta de seta para modificar a magnitude da curva ao longo da tangente fixa.

    • Utilize a alça central para mover o ponto da curva livremente.

Nota: Movimentar o cursor sobre uma alça destaca a alça, indicando que pode ser movida.