Cada ponto em uma curva tem pelo menos dois pontos de controle: um para a curva entrando no ponto e outro para a curva saindo dele. Na curva a seguir, os pontos de controle são mostrados para o ponto 2.
Esses pontos de controle determinam as magnitudes e direções de tangente da curva através do ponto.
Podem existir duas direções de tangente em um ponto: uma antes do ponto e outra depois. Na figura, as direções de tangente antes e depois são mostradas para o ponto 2. Repare que a posição da direção da tangente antes aponta na direção oposta ao seu ponto de controle e a posição da direção da tangente depois aponta na direção do seu ponto de controle.
Você pode configurar as direções das tangentes antes de depois do ponto independentemente ou ambas juntas. Se ambas forem definidas, a curva será suave em relação às tangentes nesse ponto. A figura abaixo mostra um exemplo onde a direção da tangente antes é igual à direção da tangente depois no ponto 2.
Você pode introduzir descontinuidades na curva configurando as direções de tangente antes e depois independentemente.
Magnitudes de tangente têm um efeito mais sutil do que direções de tangente. Como direções de tangente, estas também podem ser configuradas antes e depois de cada ponto simultaneamente ou individualmente. Consulte Curvas para obter mais informações sobre como as magnitudes de tangente alteram a forma de uma curva.