Uma curva é um trajeto que une uma série de pontos.
Para criar uma curva, insira os pontos e o PowerShape os unirá automaticamente com uma curva. Editando a curva, você pode controlar como a curva entra e sai de um ponto.
Em geral, curvas criadas no PowerShape são curvas cúbicas paramétricas conhecidas como curvas Bézier. Nessa representação, um segmento da curva é definido por dois pontos de controle que se posicionam nas tangentes nas extremidades. Veja a figura abaixo. C0 é o ponto de controle no ponto final P0 e C1 em P1.
Esses pontos de controle também definem as direções tangenciais (D0 e D1) e as magnitudes de tangente (M0 e M1) nos pontos finais (P0 e P1).
O efeito de um aumento em ambas as magnitudes tangentes simultaneamente é o aumento na plenitude da curva como mostrado abaixo.
Um aumento em apenas uma das magnitudes faz com que a curva siga a direção tangente nesse ponto por uma maior parte do seu comprimento antes de entrar na outra direção tangente. Isso é ilustrado abaixo.
A direção da tangente e a magnitude antes, depois e ao longo de cada ponto na curva podem ser definidas ou liberadas.
Alterando as magnitudes e direções das tangentes você pode obter controle considerável sobre a forma da curva, incluindo a introdução de descontinuidades nos pontos-chave e transformando segmentos em linhas retas, arcos circulares ou cônicos.
Uma curva pode ser aberta ou fechada (isto é, os ponto final e inicial da curva são unidos pelo último segmento da curva).