Criando um material texturizado

Você pode criar um material com textura baseado num arquivo de imagem. Ele é salvo em shareddb para uso com seus modelos.

Para criar um material texturizado:

  1. Selecione as superfícies e os sólidos para os quais você deseja criar um material texturizado.
  2. Selecione a guia Visualização > painel Formato > Material para exibir o diálogo Seleção de Material.
  3. Clique no botão Texturas para exibir o diálogo Criador de Material de Textura:

  4. Clique em para exibir o diálogo Carregar Arquivo de Imagem.
  5. Selecione a textura desejada. Você pode utilizar qualquer arquivo de imagem como base para um novo material de textura. A imagem selecionada será exibida em ambas as janelas do diálogo Criador de Material de Textura:

    Quando você fizer alterações na imagem, a imagem atualizada será exibida no lado direito da janela.

  6. Se necessário, insira um novo Nome de material. Esse nome será utilizado quando você salvar o material de textura.
  7. Caso não exista um Tipo de material apropriado, insira um novo tipo na caixa. Esse tipo será adicionado à lista Tipo de material, disponível no diálogo Seleção de Material.
    Nota: Em geral, você pode criar um novo Tipo de material chamadoMeus Materiaispara armazenar todos os materiais de textura personalizados criados.
  8. Use as barras deslizantes Vermelho/Verde/Azul para ajustar a cor da imagem ou insira um valor na caixa de texto.
  9. Use as barras deslizantes Brilho/Contraste/Gama para ajustar a aparência da imagem ou insira um valor na caixa de texto.
  10. Use os Atributos de Imagem para fazer alterações nos atributos subjacentes da imagem:
    • Paleta de Cores — Abre a paleta de cores. A cor selecionada é aplicada à imagem.
    • Escala de cinza — Converte a imagem em escala de cinza.
    • Inverter —Inverte ascores na imagem original.
    • Restaurar — As alterações feitas utilizando os controles e valores das barras deslizantes são ignorados e a imagem atualizada volta para a imagem original.
  11. Clique OK para atualizar o arquivo de imagem. A imagem é adicionada ao Tipo de Material selecionado. As texturas são adicionadas à pasta Material Type armazenada na pasta Textures da pasta shareddb. Por exemplo:

    C:\Program Files\Common Files\Autodesk\shareddb\textures\My Materials\mytexture.jpg