Uma curva composta é uma fronteira contínua de objetos como linhas, arcos, curvas e arestas de superfície. Você também pode criar uma curva composta ao longo das arestas de um símbolo triangulado aberto (arquivos .stl ou .dmt).
Para criar uma curva composta:
O início de uma curva composta é marcado com um asterisco. O PowerShape continua automaticamente a selecionar itens a partir da extremidade do item mais próximo da posição de seleção:
Cada botão no painel de controle é descrito abaixo:
Etiquetas de superfície — Utilize o botão para exibir ou ocultar etiquetas de superfície. Você pode exibir ou ocultar etiquetas de superfície a qualquer hora durante a criação de uma curva composta.
Selecione Etiquetas de superfície para marcar o item selecionado com duas linhas paralelas em sua superfície subjacente . Essas linhas paralelas são as etiquetas de superfície:
Caso queira alterar a superfície subjacente para o primeiro item selecionado, clique no botão Para trás, ou Retroceder
na barra de ferramentas Curva composta e selecione a etiqueta de superfície na superfície desejada.
Quando você retrocede a curva composta, o item é desmarcado e todas as rotas possíveis para a curva composta são marcadas com etiquetas de superfície e setas:
Existe uma etiqueta de superfície para cada superfície ao longo de uma rota em particular.
Se você clicar numa etiqueta de superfície, a rota é selecionada e torna-se dependente da superfície para a etiqueta.
Se você clicar no botão Avançar na barra de ferramentas Curva composta, o item rosa e a etiqueta de superfície serão selecionados.
Reiniciar — Clique nesse botão para remover todos os itens da seleção atual. Isso permite iniciar a criação de uma nova curva composta.
Marcador inicial — Clique nesse botão para definir o marcador inicial.
Retroceder — Clique nesse botão para retroceder a seleção para a última ramificação ou para o início (caso não existam ramificações).
Se você clicar nesse botão quando o primeiro item estiver selecionado, o item será desmarcado, e todas as possíveis rotas da curva composta serão marcadas no início do item. Se você clicar novamente, todos os marcadores são removidos e você pode começar a criar uma nova curva composta.
Se você clicar nesse botão após clicar em Avanço rápido, a curva composta retorna à posição anterior à ação de Avanço rápido.
Para trás — Clique nesse botão para remover o último item na seleção.
Se você clicar nesse botão quando o primeiro item estiver selecionado, o item será desmarcado, e todas as possíveis rotas da curva composta serão marcadas no início do item. Se você clicar novamente, todos os marcadores são removidos e você pode começar a criar uma nova curva composta.
Para frente — Clique nesse botão para avançar para o próximo ponto de ramificação. Seleciona a próxima porção de geometria.
Quando você possui uma seleção de rotas, aquela que será selecionada quando o botão Avançar for clicado é colorida em rosa (utilizando o esquema de cores padrão).
Você pode selecionar um objeto que não esteja conectado com a seleção atual. Se você fizer isso, um diálogo será exibido perguntando se você deseja um segmento reto ou um que preserve a tangência a partir do final do último objeto até o novo.
Avanço rápido — Continua selecionando itens até o marcador de fim ou último item. A maneira como o PowerShape continua a seleção de itens é determinada pela Estratégia de Direção definida na página Curvas compostas do diálogo Opções.
Marcador final — Clique nesse botão para definir o marcador final.
Inverter — Clique nesse botão para adicionar ou remover objetos da outra extremidade da curva composta.
Salvar — Clique nesse botão para salvar a seleção como uma curva composta. Alternativamente, você pode clicar com o botão direito na curva para salvá-la.
Direção do Ponto de Ramificação — Permite que você selecione em qual direção seguir quando no modo Avanço Rápido.
Opções — Exibe a página Curva do diálogo Opções.
Ejetar — Fecha a barra de ferramentas Criar Curva Composta.