Exportar perfis personalizados como perfis dinâmicos

Saiba como você pode exportar famílias personalizadas sem a necessidade do mapeamento manual de perfil, usando a opção na caixa de diálogo Configurações.

A partir da versão de 2018, o Advance Steel Extension for Revit pode exportar perfis personalizados (não padrão) como perfis dinâmicos. A transferência da Família de Aço Estrutural padrão não é afetada por este recurso.

A opção está disponível na caixa de diálogo Configurações:



A caixa de seleção não está marcada Mantém o mesmo comportamento que as versões anteriores do complemento - os perfis personalizados são transferidos com base nas tabelas de mapeamento do perfil. Os perfis personalizados exportados são armazenados no arquivo .smlx, em CGREXSection:


A caixa de seleção está marcada Os perfis personalizados são automaticamente exportados como perfis dinâmicos; o mapeamento não é necessário. Os perfis personalizados exportados são armazenados no arquivo .smlx, em CGREXSectionType:


- Parâmetros da forma de corte.

O arquivo .smlx armazena os parâmetros da forma de corte, dependendo do tipo de corte. São compatíveis os seguintes tipos:

Tipo Descrição
C Canal laminado a frio
CEx Canal com dobra laminada a frio
F Plano
H Corte retangular vazado
I Forma de I
IAsym Forma de I assimétrica
LA Ângulo laminado a frio
LZ Laminado a frio em Z
R Cortes circulares vazados (tubulação)
S Barras arredondadas
T Tês
U Canal
W Ângulo

Transferência de perfil dinâmico entre o Revit e o Advance Steel

Ao exportar perfis personalizados como perfis dinâmicos para .smlx:

  1. Na caixa de diálogo Configurações, marque a caixa de seleção Exportar perfis personalizados como dinâmicos.
  2. Se o perfil de aço não fizer parte de uma Família de Aço Estrutural padrão (ele tem uma Chave de nome da família e uma Chave de nome de corte), o processo de exportação transferirá esse perfil como um perfil padrão. Consulte Mapeamento de cortes com base na família do Revit.
  3. Se o perfil de aço não fizer parte de uma Família de Aço Estrutural padrão, a extensão tentará exportá-lo como um perfil dinâmico.
  4. Se o perfil não puder ser exportado como dinâmico (caso o corte não seja suportado, por exemplo), o mapeamento de regras da expressão é usado.
  5. Se o perfil não puder ser exportado de modo algum, os nomes de família e perfil são gravados no arquivo .smlx.
Nota:
  • Se a opção Exportar perfis personalizados como dinâmico não estiver marcada, a etapa 2 é ignorada e o comportamento é o mesmo que nas versões anteriores do software.
  • Se você modificar um perfil a partir de uma Família de Aço Estrutural padrão e exportá-lo com a opção selecionada, o perfil será importado usando o mecanismo de Família de Aço Estrutural padrão. Nesse caso, as modificações feitas nesse elemento não serão transferidas.
  • Se o elemento que está usando uma família personalizada não puder ser exportado como um perfil dinâmico, ele será exportado usando o mecanismo de mapeamento, com base nas regras de expressão de GTCMapping.mdb. Nesse caso, as modificações feitas nesse elemento não serão transferidas.

Ao importar um arquivo .smlx no Revit:

  1. Os cortes padrão são transferidos usando a Família de Aço Estrutural padrão, e então usando o sistema de mapeamento de regras de expressão. Se o perfil não puder ser importado, a caixa de diálogo de mapeamento manual é exibida.
  2. Os cortes dinâmicos são transferidos automaticamente usando o modelo de família de cada tipo de corte.
Nota: Quando um perfil dinâmico for importado no Revit, se uma família e tipo personalizados clássicos forem carregados no Revit, o perfil dinâmico será importado usando tal família. Somente após esta etapa, as famílias instaladas pelo Advance Steel Extension for Revit são utilizadas. Estas famílias são instaladas em C:\Arquivos de Programas\Autodesk\Autodesk Advance Steel 2018 Extension for Revit\Modelos de família, nas pastas Vigas e Colunas.

Ao importar um arquivo .smlx no Advance Steel: os perfis dinâmicos são transferidos no Advance Steel e salvos dentro do modelo. Nenhuma entrada é criada no AstorProfiles.mdf. Não é possível modificar a forma do corte dos perfis dinâmicos nem criar um perfil a partir do zero. A única forma de ter um corte dinâmico no Advance Steel é importá-lo do Revit.

Sincronização de perfis dinâmicos

Os perfis dinâmicos são comparados somente para alterações do tipo de corte. Somente essas modificações podem ser sincronizadas nos perfis dinâmicos.

Nota: A sincronização deve ser feita com as mesmas opções da caixa de diálogo Configurações. Se o arquivo .smlx tiver sido criado com a opção Exportar perfis personalizados como dinâmico marcada, ao sincronizá-lo, certifique-se de que esta opção esteja marcada e vice-versa (se a opção não estava marcada, ela deve permanecer desmarcada durante a sincronização). Se esta condição não for respeitada, uma mensagem de aviso de incompatibilidade de tipo será exibida ao carregar o arquivo .smlx na caixa de diálogo Sincronização. Um arquivo de registro também será criado na mesma localização que o modelo, com as IDs GTC que não puderam ser sincronizadas. A sincronização falha porque é impossível realizar uma comparação entre um perfil personalizado clássico e um perfil dinâmico. Se você continuar com o processo de sincronização sem respeitar a condição, podem aparecer linhas modificadas adicionais na caixa de diálogo Sincronização.

A caixa de diálogo Sincronização exibirá várias linhas de posição modificada. Isso ocorre devido ao fato de que os perfis dinâmicos são sempre importados com o eixo do sistema no centro da forma.