Visão geral sobre Quatro Eixos Rotativos

Cria um percurso rotacionando a peça em torno do eixo de indexação. O eixo é geralmente o eixo Z num documento torno/fresa e X num documento de fresamento. Fresamento rotativo cria percursos que cortam superfícies sem a necessidade de wrap. Num documento torno/fresa, a figura precisa apresentar a opção Cortar com ferramenta X selecionada na guia Eixo Ferr. antes que você possa criar uma operação com rotação. O ângulo da ferramenta X também precisa ser 0.

Você pode controlar fresamento rotativo quatro eixos com as seguintes configurações.

Opções de estratégia

Esses atributos estão disponíveis na página Estratégia do assistente de Nova Figura e na guia Estratégia no diálogo de Propriedades da Figura.

Selecione um estilo de corte entre:

Offset Y é uma distância para evitar corte no centro da ferramenta.

Opções de fresamento

Esses atributos estão disponíveis na guia Fresamento no diálogo de Propriedades da Figura.

Ângulo início/fim — Insira as posições angulares onde você deseja que a usinagem comece e termine. Somente se aplica a fresamento Linear ou Circular. Os limites angulares são medidos em sentido anti-horário quando visualizados ao longo do eixo Z positivo. A área usinada fica entre os ângulos inicial e final.

Coord inic./final index. — Para limitar a área de corte ao longo do eixo indexado, configure Coord inic. index. e Coord final index. Para um documento torno/fresa, esses parâmetros controlam a extensão dos percursos ao longo do eixo Z. Para um documento de fresamento 4-eixos, são valores ao longo do eixo de indexação.

Coordenada inicial de indexação

Coordenada final de indexação

Passo lat. — Para fresamento Circular, insira a distância entre cortes circulares. Para fresamento em Espiral, insira a distância que a ferramenta percorre numa volta completa ao longo do eixo de indexação.

Âng. passo lat. — Para fresamento Linear, insira a distância entre os cortes lineares como um ângulo em torno do eixo de indexação.