Utilize o diálogo Seção para especificar os detalhes do grupo de Seção.
Para exibir o diálogo, clique duas vezes no nome do grupo no Diagrama de Sequência.
O diálogo apresenta as seguintes configurações:
Nome — Insira um nome para o item. O nome é utilizado na sequência de inspeção, nas guias Relatório e Info e ao referenciar o item em outros itens.
Visível — Selecione essa caixa de verificação para exibir os pontos de inspeção do grupo na tela CAD quando o modo Exibição de Medição de Seção está habilitado.
Saída no relatório — Selecione essa caixa de verificação para incluir o item no relatório.
Sistema de coordenadas — Selecione o alinhamento ou referência com relação ao qual você deseja medir os pontos do grupo.
Nota: Quando você modifica o Sistema de coordenadas, todas as medições de ponto dentro do grupo são automaticamente recalculadas com relação ao novo alinhamento. Selecione a caixa de verificação Atualizar pontos existentes para também converter nuvens de pontos dentro do grupo para o novo alinhamento.
Plano de Corte — Especifique o plano ao longo do qual você deseja medir a seção. Para especificar a cor da seção nas guias Tela CAD e Vista de Seção, clique no ícone de Cor e, então, clique em uma caixa na palheta.
- Para utilizar um plano principal, selecione X, Y, ou Z na lista Plano, e então insira um valor de Coordenada ou movimente a barra deslizante para especificar o ponto que o plano precisa atravessar.
- Para utilizar um plano personalizado, clique em
. Na tela CAD, clique e arraste o cursor através do modelo. As coordenadas do ponto através do qual o plano precisa passar e o vetor do plano são exibidos.
Alternativamente, selecione <Personalizado> na lista Plano e clique nos botões
para inserir as coordenadas e vetor manualmente. Para inverter as coordenadas ou vetor, clique em
nos diálogos de edição.
- Para selecionar um plano, exiba o plano na Tela CAD e clique em
. Na tela CAD, movimente o cursor sobre o modelo e clique no plano.
Se você selecionar um plano paralelo a um plano principal, o plano principal e as coordenadas do ponto pelo qual o plano precisa passar serão exibidos; se você selecionar outro plano, <Personalizado> será selecionado na lista Plano, e as coordenadas do ponto e o vetor normal do plano serão exibidos.
Nomes de ponto — Insira um Rótulo, Contador, e Incr para controlar a atribuição de nome a pontos adicionados ao grupo.
- Rótulo especifica o prefixo ou sufixo de nomes de pontos no grupo. Insira um símbolo de porcentagem (%) antes do texto para exibi-lo como um sufixo.
- Contador especifica o primeiro número do nome do ponto.
- Incr. especifica o incremento para o nome do ponto. Por exemplo, se Contador for 3 e Incr. for 2, os números de ponto serão numerados como 3, 5, 7…
Marque a caixa de seleção Atualizar pontos existentes para renomear pontos existentes utilizando valores de Rótulo, Contador e Incr. . Por exemplo:
- Se um grupo possuir pontos chamados SP-1, SP-3, SP-4 e SP-6, e você configurar o Rótulo como SP-%-Part1, o Contador como 1 e o Incremento como 1, a sequência se torna SP-1-Part1, SP-2-Part1, SP-3-Part1 e SP-4-Part1.
- Se um grupo possui SP-1, SP-3, SP-4 e SP-6 e você configurar o Rótulo como %-SP, o Contador como 100 e o Incremento como 20, a sequência se torna 100-SP, 120-SP, 140-SP e 160-SP.
Opção — Insira o valor Pontos Mínimos para o mínimo de pontos necessários para medir a figura. O grupo é tratado como não medido até que pelo menos o número especificado de pontos seja capturado.
Auto-aceitar habilitado — Selecione essa caixa de verificação para salvar as medições do item assim que você tiver capturado o número de pontos especificado na caixa Pontos. Se você iniciou o item como parte da sequência de inspeção, o PowerInspect inicia automaticamente o próximo item. Desmarque a caixa de verificação para escolher quantos pontos capturar e salvar suas medições manualmente. Esta opção está disponível apenas quando um item não tem nenhum caminho do apalpador.
Comentário — Insira qualquer nota e informações adicionais sobre o grupo.
Exibição da guia — Especifica como a seção e as medições são exibidas na guia Página 2. Selecione:
- Exibir linhas de tolerância para exibir os valores de tolerância superior e inferior como linhas pontilhadas em torno da seção.
- Fator Escalar para Modelo para aumentar o tamanho dos pinos de desvio e zonas de tolerância quando você aproximar a vista da seção. Por padrão, as linhas são exibidas em 10 vezes o desvio medido; insira um novo valor na caixa Fator para modificar a ampliação.
- Escalar para vista para deixar os pinos de desvio e zonas de tolerância inalterados quando você aproxima a vista da seção. Por padrão, as linhas são exibidas em 8 vezes o desvio medido; insira um novo valor na caixa Fator para modificar a ampliação.
Tolerâncias padrão — Insira as tolerâncias a serem utilizadas para pontos adicionados ao grupo.
- Inferior especifica o limite de tolerância inferior para o grupo.
- Superior especifica o limite de tolerância superior para o grupo.
Para aplicar qualquer alteração de tolerância a pontos existentes, selecione Atualizar pontos existentes.
Para reverter para as tolerâncias especificadas no diálogo Parâmetros de Medição, clique em Reiniciar.
Offset padrão — Insira os detalhes para aplicar um offset a todos os pontos no grupo.
- Offset de Superf. – insira o offset para nominais de ponto de superfície. Esse valor pode ser a espessura da estampagem (geralmente um valor positivo) ou o gap de explosão de um eletrodo (geralmente um valor negativo). O offset é normal à superfície no ponto capturado. Um valor positivo é na direção do apalpador (fora).
- Offset de Aresta – especifica o offset para as nominais de ponto de aresta. O offset é normal à aresta da superfície no ponto capturado. Um valor positivo é na direção do apalpador (fora).
- Atualizar pontos existentes – aplica os valores de offset especificados aos pontos existentes.
- Reiniciar – restaura os valores de offset para o padrão especificado no diálogo Parâmetros de Medição.
Nota: Para especificar as tolerâncias ou offset para um ponto individual, clique duas vezes na sua entrada na sequência de inspeção.
Níveis personalizados — Quando você mede um grupo de inspeção, o PowerInspect corresponde os pontos capturados com a superfície mais próxima disponível. Para restringir as superfícies às quais os pontos podem ser aplicados, utilize essa seção para especificar os níveis aos quais pontos podem ser atribuídos.
Para especificar as superfícies que podem ser utilizadas para esse grupo:
- Selecione a caixa de verificação Usar níveis personalizados e clique no botão Níveis. O diálogo Seleção de Objeto CAD é exibido.
- Clique em
para expandir as pastas e exibir as entradas de objeto e nível CAD.
- Marque as caixas de seleção das entradas que deseja disponibilizar para inspeção; desmarque as caixas de seleção para excluí-las da inspeção.
- Clique OK para salvar suas alterações e fechar o diálogo.
- Selecione a caixa de verificação Atualizar pontos existentes para aplicar a seleção de nível a pontos já presentes no grupo.
Relatório — Selecione essa guia para especificar as configurações de layout do grupo de seção no relatório. Selecione:
- Lista de pontos para exibir a lista de pontos no grupo.
- Repetir Tela CAD em cada página caso o grupo contenha um item Relatório Tela CAD e você deseje exibir a tela CAD em cada página dos resultados do grupo. Caso o grupo:
-
- não contenha itens de Relatório Tela CAD, selecionar a caixa de verificação não tem efeito.
- contenha um item de Relatório Tela CAD, a tela CAD aparece em cada página do relatório em que os dados do grupo são exibidos. Cada tela CAD exibe somente os pontos listados nessa página.
- contenha vários itens de Relatório Tela CAD, cada tela CAD exibe os pontos que a precedem no grupo.
- Gráfico de tolerância para exibir a tolerância para cada ponto comparado com o intervalo dentro da tolerância.
- Tabela de estatísticas para exibir as estatísticas para o grupo.
- Diagrama de distribuição para exibir a distribuição de tolerância para o grupo.
- Salvar como padrão para utilizar essas configurações de layout como padrão para novos grupos no relatório.
Fontes de ponto — Selecione essa guia para utilizar os pontos medidos de outros itens como pontos de inspeção para esse grupo. Para especificar os pontos que você deseja utilizar, selecione os itens que contêm os pontos na lista Fontes disponíveis, e então clique em
. O número de itens fonte selecionados é exibido próximo do nome da guia.
Clique OK para fechar o diálogo e salvar suas alterações.