Crie uma parede complexa adicionando varreduras e frisos, e efetuando modificações nas camadas da estrutura de parede.
Este vídeo demonstra como:
Quando desejar ir além de um detalhe de corte simples e modelar as condições atuais da construção de uma parede, modifique as regiões da parede e os perfis. As regiões de uma camada da parede podem ser divididas, movidas e atribuídas a diferentes materiais. As regiões também podem ser mescladas para permitir que regiões adjacentes sejam combinadas. Use varreduras para adicionar formas de perfil à parede. Use frisos para remover os formatos de perfil da parede. Quando usados juntas, as ferramentas de corte e de perfil permitem criar um parede mais detalhada para uso em seu projeto.
Neste exemplo, vamos modificar a estrutura vertical da parede para criar mais detalhes. Começamos selecionando a parede e clicando em Editar tipo. Em seguida, clique em Editar ao lado do parâmetro Estrutura. Edite a estrutura da parede para modificar a estrutura vertical. Para que as ferramentas Modificar estrutura vertical fiquem acessíveis, é preciso ter o painel de visualização aberto na caixa de diálogo Editar montagem e a vista definida como Corte: Modificar os atributos de tipo.
Agora, usaremos a ferramenta Dividir região para dividir as partes da camada da parede de tijolo em que ela será substituída por um material CMU. No painel de visualização, vamos usar a roda do mouse para aproximar o zoom e as barras de rolagem para ver a parte da parede em que estamos trabalhando. Cotas temporárias ajudam você a posicionar as divisões. Use a ferramenta Modificar e selecione a linha de divisão se ela precisar ser reposicionada. Use a opção Inverter seta para alterar a cota temporária para leitura partindo da parte superior ou da parte inferior da parede. Quando uma região é dividida, a espessura da camada se torna variável, o que lhe permite mover as arestas internas da região de forma independente.
Agora que criamos regiões divididas, adicionaremos uma camada para o material alternativo que usaremos nas regiões divididas; neste caso, o CMU. É atribuído 0 à espessura da camada, por padrão. Realce a camada no eixo e clique em Atribuir camadas. Em seguida, clique na região dividida no painel de visualização para atribuir o material a uma região.
Clique em Modificar para ajustar os limites das camadas na parede. Por exemplo, é possível ajustar os limites das regiões de bloco CMU da parede. Em uma etapa separada, vamos usar um friso nas regiões de CMU para defini-las novamente na face da parede. Também é possível desbloquear as arestas (superior ou inferior) de camadas adjacentes na parede para que a distância de extensão dessas camadas possa ser ajustada de forma independente das restrições da parede superior e inferior.
Use Mesclar regiões para combinar regiões adjacentes ou camadas da parede. Posicione o cursor próximo ao limite entre as camadas a serem mescladas, e você verá um símbolo exibido junto ao cursor. Ele indica que o material será usado quando as camadas forem mescladas.
Selecione varreduras ou frisos para modificar adicionalmente a estrutura vertical da parede. Neste exemplo, para adicionar uma varredura para um peitoril de concreto pré-moldado, vamos clicar em Varredura, especificar uma forma de perfil e definir um material. Os frisos não usam nenhum material, porque eles são usados como um espaço vazio para remover as partes da parede. Use a configuração de distância para posicionar o friso ao longo da parede. Em seguida, use o valor de deslocamento da configuração do terreno para posicioná-lo na parede.
Por fim, faça ajustes na parede para ajustar a extensão superior, conforme necessário.
Efetuar modificações na estrutura vertical de paredes em seu projeto confere ao seu projeto uma aparência mais detalhada, tornando mais fácil para representar e documentar seu projeto.