Um evento é normalmente um programa que executa o processamento da imagem. Também pode ser um arquivo em lote ou um utilitário que você deseja executar em um ponto específico em fila, ou uma forma de transferir as imagens de um local ao outro usando a área de transferência do Windows.
Um evento externo é sempre um evento infantil. Se você selecionar um evento na fila antes de adicionar o evento, o evento externo se torna o evento infantil selecionado. Eventos infantis são avaliados antes de seus pais.
Procedimentos
Para adicionar um evento externo:
- Selecione um evento.
- Clique em
(Add External Event). Uma caixa de dialógo para adicionar o evento aparecerá.
- Clique Procurar (Browse).
Uma caixa de diálogo do arquivo será exibida.
- Utilize a caixa de diálogo de arquivo para escolher o programa que deseja executar e, a seguir, clique em OK.
- Se o programa externo aceitar opções de linha de comando, os insira no campo Line Options.
- Se você deseja que o programa externo leia a imagem atual do Video Post, ative Write a opção Image To Clipboard.
- Se você deseja que o Video Post utilize o resultado do programa externo, ative a opção Read Image From Clipboard.
- Clique em OK.
Caso você tenha selecionado um evento, o evento externo se tornará seu filho. Se nenhum evento foi selecionado, o evento externo aparecerá no fim da fila.
Aviso: A imagem que o evento lê a partir da área de transferência é colocado na fila do Video Post. Se o programa externo não for o que você deseja, isto pode apagar ou substituir o resultado de todo processo do Video Post.
Interface
A caixa de dialógo Add External e Edit External Event possuem os mesmos comandos.

Grupo External Event
- Label
- Permite dar o evento um nome exclusivo. Um nome exclusivo pode tornar o evento mais fácil de distinguir em uma longa lista de eventos.
- Browse
- Permite que você selecione um programa externo. Por exemplo, você pode especificar o Adobe Photoshop ™ ou outro aplicativo de processamento de imagem.
Grupo Command-Line Options
Programas externos que aceite opções de linha de comando permitem que você envie dados em tempo real para o programa externo. 3ds Max analisa três comandos especiais. Quando encontrado em uma sequência, estes comandos são substituídos com dados em tempo real, como mostra a seguir:
- %f é substituído por um número de quadros de 4 dígitos (por exemplo, 0001)
- %w é substituída por uma imagem de 4 digítos de largura (por exemplo, 0640)
- %h é substituída por uma imagem de 4 dígitos de altura (por exemplo, 0480)
Por exemplo, se a opção de linha de comando for:
-w%w -h%h -oframe%f.tga
A seqüência de caracteres enviado para o programa externo pode ser:
-w0640 -h0480 -oframe0001.tga
- Write image to clipboard
-
Quando ativado, grava a imagem renderizada para a Área de transferência do Windows para recuperação por um aplicativo externo.
- Read imagem from clipboard
-
Quando ativado, lê que o conteúdo da área de transferência do Windows após ser processado por um aplicativo externo. Quando o processamento da imagem é salvo para a Área de transferência, ele aparecerá automaticamente na opção Video Post. Com um script automatizado, é possível carregar a imagem por meio de qualquer imagem externa e obtê-la automaticamente novamente.
Grupo Video Post Parameters
- VP hora inicial / final
- Definir os pontos inicial e final de quadros-chave para o evento selecionado na fila de pós produção do vídeo. O processamento da Pós-produção de vídeo sobre o número de quadros é especificado aqui.
- Ativado
- Ativa ou desativa o evento. Quando desativada, o evento é desativado e a pós produção do vídeo ignora a opção ao renderizar a fila. Cada evento deve ser desativado individualmente. Por exemplo, a desativação de uma camada de eventos não desativa eventos compostos. As barras de intervalo de eventos desligados não estão disponíveis na área da trilha do evento.