Criação de matrizes lineares

Uma matriz linear é uma série de clones ao longo de um ou mais eixos. Uma matriz linear pode ser qualquer coisa, desde uma linha de árvores ou carros até uma escada, uma cerca pontiaguda ou uma cadeia. Qualquer cena que exija objetos ou formas repetidos é um candidato para uma matriz linear.

Exemplos de matrizes lineares

Para obter uma explicação sobre os termos da interface usados aqui, consulte Matriz. Para obter os passos básicos na criação de uma matriz, assista a este filme.

Criando matrizes lineares simples

A matriz linear 2D mais simples é baseada na movimentação de um único objeto ao longo de um eixo único. Estas são as opções básicas para criação na caixa de diálogo Matriz.

Faça estas seleções no grupo Transformação da matriz:

Faça estas seleções no grupo Dimensões da matriz:

Matrizes lineares 2D e 3D

Matrizes em 2D e 3D têm a mesma configuração do grupo Transformação da matriz de 1D, com a adição de configurações de Deslocamentos de linha incrementais para movimentação das dimensões adicionais.

  • Defina 2D ou 3D e insira um valor de contagem.

    Se você definir 3D, os valores de 2D também ficarão disponíveis. Ambos os valores de contagem são 1 por padrão, o que tem o mesmo efeito de 1D. Defina os valores de contagem de 2D e 3D acima de 1 para produzir uma matriz mais complexa.

  • Defina um valor diferente de zero para pelo menos uma configuração de Deslocamentos de linha incrementais para 2D e 3D. Caso contrário, não haverá folga entre a linha 1D e os novos clones.

Uma ampla variedade de matrizes lineares é possível. Experimente com movimentação ao longo de todos os três eixos e alternando os deslocamentos de linha em 2D e 3D.

Usando rotação em matrizes lineares

Matriz linear com elementos girados em seu eixo Y

Você pode girar elementos em uma matriz linear, aplicando um valor de Rotação para um eixo especificado. Quando você adicionar rotação em uma matriz linear, a escolha do centro de transformação se torna importante.

Usando escala em matrizes lineares

Matriz linear com escala progressiva

Quando você aplica um fator de escala, o 3ds Max redimensiona cada cópia a partir da cópia anterior. Os objetos na matriz se tornam progressivamente maiores ou menores, como na ilustração.

Escala e movimento em matrizes aninhadas

O uso somente das configurações de escala e do giro local de um objeto produz matrizes aninhadas, como bonecas russas, assim como acontece quando você clica em Shift+Escala no giro local. No entanto, com a ferramenta Matriz, também é possível adicionar movimento. Isso significa que você pode criar cópias cada vez maiores ou menores e colocá-las em matriz ao mesmo tempo.

Usando escala uniforme

Por padrão, todos os eixos estão disponíveis para escala.

Se você ativar Uniforme, somente o campo Escala X estará ativo; os campos Y e Z estarão indisponíveis. O valor X é aplicado como escala uniforme em todos os eixos dos objetos em matriz.