O comando Matriz exibe a caixa de diálogo Matriz, que permite criar uma matriz de objetos com base na seleção atual.
Barra de ferramentas Extras > Matriz, no submenu Matriz
menu Padrão: menu Ferramentas > Matriz
menu Alt: menu Editar > Duplicar > Matriz
Nota: O botão Matiz está em um submenu na barra de ferramentas Extras, que é desativada, por padrão. É possível alternar a exibição dessa barra de ferramentas clicando com o botão direito do mouse em um ponto vazio na barra de ferramentas principal e selecionado Extras no menu de contexto Personalizar exibição.
Os itens no grupo Dimensões da matriz permitem criar matrizes uni, bi ou tridimensionais. Por exemplo, uma linha de cinco objetos é uma matriz unidirecional, apesar de ele ocupar espaço tridimensional na cena. Uma matriz de objetos de cinco linhas por três colunas é uma matriz bidimensional, e uma matriz de objetos de cinco linhas por três colunas por dois níveis é uma matriz tridimensional.
Dica: É possível visualizar a matriz ativando o botão Visualização. Com a Visualização ativada, a alteração da configuração atualiza a matriz de viewports em tempo real.
Reproduzir isso para ver um exemplo de criação de uma matriz 2D:
Procedimentos
Para criar uma matriz:
Selecione os objetos para dispor na matriz.
Execute um dos procedimentos a seguir:
Na barra de ferramentas Extras, clique em Matriz.
No menu Ferramentas, selecione Matriz. Se estiver usando o sistema de menu Alt, selecione o menu Editar Duplicar Matriz.
3ds Max vai abrir caixa de diálogo Matriz.
Na caixa de diálogo Matriz, selecione o tipo de objeto para saída: Copiar, Instância ou Referência).
Na grupo Visualização, clique no botão Visualizar para ativá-lo.
Isso permite que você veja os resultados da operação de matriz de viewports, com as alterações aparecendo em tempo real.
No grupo Transformação de matriz, clique nas setas para definir os parâmetros de matriz Incremental ou Totais para Mover, Rotacionar e Dimensionar.
Insira as coordenadas para os parâmetros Transformação de matriz.
Indique se deseja uma matriz 1D, 2D ou 3D.
Defina a contagem para o número de cópias de cada eixo.
Insira os valores apropriados nos campos numéricos para Deslocamentos de linha incremental.
Clique em OK.
A seleção atual é o número de vezes especificado duplicado, com cada objeto transformado como indicado.
Para substituir uma matriz:
Desfazer a matriz para substituir, usando Editar Desfazer Criar matriz, ou pressione Ctrl+Z.
Alterar o sistema de coordenadas e centro de transformação, se necessário.
Execute um dos procedimentos a seguir:
Na barra de ferramentas Extras, clique em Matriz.
No menu Ferramentas, selecione Matriz. Se estiver usando o sistema de menu Alt, selecione o menu Editar Duplicar Matriz.
3ds Max vai abrir caixa de diálogo Matriz.
Ajusta quaisquer parâmetros na caixa de diálogo Matriz que são exibidos.
Clique em OK para criar uma nova matriz, que substitui a versão anterior. Repita estas etapas para ajustar a matriz.
Exemplo: para criar uma matriz de objetos que os números de 5 x 4 x 3:
Criar um bule com um raio de 10 unidades.
No menu Ferramentas, selecione Matriz. Se estiver usando o sistema de menu Alt, selecione o menu Editar Duplicar Matriz.
Com o conjunto de parâmetros Incremental, defina Mover X (campo superior esquerdo) para 50. Isto faz com que cada objeto na matriz seja posicionado a 50 unidades de distância do eixo X.
No grupo Dimensões de matriz, escolha o botão 3D para ativar os controles giratórios naquele grupo.
Defina o girador Contagem 1D para 5, o girador Contagem 2D para 4 e o girador Contagem 3D para 3.
Isto cria uma linha de 5 objetos que estão a 50 unidades de distância, em seguida 4 linhas daqueles cinco objetos e depois 3 linhas de matriz 5 x 4 de objetos, resultando em uma caixa matriz.
Na linha 2D, defina o girador Y para 80.
Na linha 3D, defina a girador Z para 100.
Clique em OK.
Uma caixa matriz de bules aparece. A primeira matriz dimensional é de cinco bules criados ao longo do eixo universal X, a 50 unidades de distância (como especificado no grupo Transformação de matriz). A segunda matriz dimensional é de quatro camadas criadas ao longo do eixo universal Y, a 80 unidades de distância (como especificado no grupo Dimensões de matriz). A terceira matriz dimensional é de três camadas criadas ao longo do eixo universal Z, de 100 unidades de distância. O número total de objetos na matriz é de 60.
Exemplo: para criar uma matriz de 360 graus:
Redefinir o 3ds Max.
Na parte superior da viewport Frontal (fora de seu centro), crie uma caixa fina e longa na posição de 12h (como se a viewport fosse um relógio de face).
A partir do submenu Central do usuário na barra de ferramentas principal, selecione Usar a central de coordenada de transformação.
No menu Ferramentas, selecione Matriz. Se estiver usando o sistema de menu Alt, selecione o menu Editar Duplicar Matriz.
Clique no botão de seta para a direita da etiqueta Rotacionar para ativar os três campos Rotacionar na seção Totais.
Configure o parâmetro Z para 360,0.
No grupo Dimensões de matriz, selecione o 1D e defina a Contagem para 12.
Clique em OK.
O 3ds Max cria uma matriz de 12 caixas em um círculo completo.
Considerações gerais
Ao usar a ferramenta Matriz, lembre-se desses pontos:
A melhor maneira de usar Matriz é com a Visualização ativada, para que o processo seja interativo. A visualização é desativada por padrão, portanto, certifique-se de ativá-la antes de alterar as configurações.
A caixa de diálogo Matriz é fora do modelo, para que você possa navegar na viewport usando qualquer método padrão enquanto a caixa de diálogo estiver aberta. Por exemplo, se a matriz ultrapassa os limites da viewport (com a visualização ativada), é possível efetuar o pan ou zoom na viewport para trazer toda a matriz de volta para a exibição.
Após a criação de uma matriz e verificar seu resultado, é possível desfazer a matriz usando o menu Editar Desfazer Criar matriz ou Ctrl+Z. Isso mantém o conjunto de seleção original no local.
A caixa de diálogo Matriz fornece duas áreas de controle principais em que você define os parâmetros importantes: Transformação de matriz e Dimensões de matriz. É possível definir parâmetros em qualquer ordem, mas na prática é útil começar com a Transformação de matriz. Isso cria o bloco de construção básico para a maior matriz, como definido pelas Dimensões de matriz.
Após criar uma matriz, a seleção de objetos é movida para a última cópia ou conjunto de cópias na matriz. Simplesmente repetindo configurações atuais, crie uma continuação perfeita de matriz original.
Matriz é relativo às configurações de viewport atual para o sistema de coordenadas e a central de transformação.
As restrições de eixo não se aplicam, porque Matriz permite especificar as transformações ao longo de todos os eixos.
É possível animar a criação da matriz. Alterando a configuração padrão de preferências de Animação, é possível ativar todos os botões da central de transformação, permitindo animação direta ao redor da central de seleção ou de coordenadas, assim como de ponto de giro local. Para obter informações sobre como alterar a configuração padrão, consulte o procedimento Para alterar o eixo padrão durante a animação.
Para criar uma matriz de um objeto vinculado hierarquicamente, selecione todos os objetos na hierarquia antes de clicar em Matriz.
As configurações da Matriz são salvas somente durante a sessão atual, não com o arquivo. Certifique-se de que você tenha finalizado uma matriz antes de sair ou redefinir o 3ds Max.
Interface
Grupo Transformação de matriz
Esta área lista o sistema de coordenadas ativo e a central de transformação. Ela está no local em que são configuradas as transformações que definem a primeira linha da matriz. Você decide aqui a distância, rotação ou dimensão dos elementos individuais e ao longo dos eixos. Em seguida, repita esta linha em outras dimensões para produzir a matriz concluída.
É possível especificar a extensão de transformação em incrementos entre a cada objeto ou em totais para todos os objetos. Em qualquer caso, as distâncias são medidas entre os pontos de giro dos objetos. As matrizes ocorrem usando a configurações de transformação atuais, para o grupo título altere de acordo com a configurações de transformação.
Para cada transformação, você tem a opção de aplicar as transformações de forma sucessiva para cada elemento recém-criado na matriz ou para matriz geral. Por exemplo, se você definir Incremental x Mover para 120,0 e Dimensões de matriz e Contagem de 1D como 3, o resultado é uma matriz de três objetos, cada um cujas centrais de transformação é de 120,0 unidades de distância. Entretanto, se você definir Totais x Mover para 120,0, os três elementos são espaçados a 40.0 unidades de distância para um total de comprimento de matriz de 120,0 unidades.
Clique no botão de seta à esquerda ou à direita para Mover, Rotacionar ou Dimensionar para indicar se você deseja definir os parâmetros de matriz Incremental ou Total.
As configurações Incremental e Totais são alternadas para cada transformação. Quando é definido um valor em um lado, o outro lado fica indisponível. Entretanto, o valor indisponível é atualizado para exibir a configuração equivalente.
Giradores Incremental X/Y/Z
Os parâmetros definidos neste lado aplicam-se aos objetos individuais na matriz. Aqui estão alguns exemplos:
Uma configuração Incremental mover x de 25 especifica um espaçamento de 25 unidades no eixo X entre as centrais dos objetos com matriz.
Uma configuração Rotação incremental Z de 30 especifica uma rotação progressiva de 30 graus no eixo Z para cada objeto na matriz. Na matriz concluída, cada objeto é rotacionado 30 graus mais distantes do que o anterior.
Mover Especifica a distância entre cada objeto com matriz ao longo dos eixos X, Y e Z. Mover é definido em unidades atuais. Use um valor negativo para criar a matriz na direção negativa do eixo.
Clique na seta à esquerda para inserir valores incrementais para a transformação Mover.
Rotacionar Especifica o grau de rotação sobre qualquer um dos três eixos para cada objeto na matriz. Rotacionar é definida em graus. Use um valor negativo para criar a matriz em sentido horário ao redor do eixo.
Clique na seta à esquerda para inserir valores incrementais para a transformação Rotacionar.
Dimensionar Especifica o percentual de dimensão ao longo de qualquer um dos três eixos para cada objeto na matriz.
Clique na seta à esquerda para inserir valores incrementais para a transformação Dimensionar. Dimensionar é definida como uma porcentagem. 100 por cento é o tamanho completo. As configurações abaixo de 100 diminuem o tamanho e, acima de 100, aumentam-no.
Giradores totais X/Y/Z
Os parâmetros definidos neste lado aplicam-se à distância, ao número ou aos graus gerais ou à dimensão de porcentagem na matriz. Aqui estão alguns exemplos:
Uma configuração Totais mover x de 25 especifica uma distância total de 25 unidades no eixo X entre as centrais do primeiro e do último objetos na matriz.
A configuração Totais Rotacionar Z de 30 especifica uma rotação combinada de 30 graus no eixo Z dividida igualmente entre cada objeto na matriz.
Mover Especifica a distância geral ao longo de cada um dos três eixos, entre os pontos de giro dos dois objetos exteriores na matriz resultante. Por exemplo, se você criar uma matriz de seis objetos e estabelecer o total de Mover X para 100, os seis objetos serão dispostos em matriz em uma linha de 100 unidades entre os pontos de giro de dois objetos exteriores na linha.
Clique na seta à direita para inserir valores totais para a transformação Mover.
Rotacionar Especifica o total de graus de rotação aplicado nos objetos ao longo de cada um dos três eixos. É possível usar isso, por exemplo, para criar uma matriz que totaliza 360 graus.
Clique na seta à direita para inserir valores totais para a transformação Rotacionar.
Reorientar Rotaciona os objetos gerados em torno de seus eixos locais ao rotacioná-los sobre as coordenadas universais. Quando esta opção estiver desmarcada, os objetos mantêm sua orientação original.
Dimensionar Especifica o total de dimensão de objetos ao longo de cada um dos três eixos.
Clique na seta à direita para inserir valores totais para a transformação Dimensionar.
Uniforme Desativa os giradores Y e Z e aplica o valor X a todos os eixos, resultando em uma dimensão uniforme.
Grupo Tipo de objeto
Determina o tipo de cópias feitas pela função Matriz.
Copiar (o padrão). As matrizes copiam o objeto selecionado à posição especificada.
Instância Instâncias de matrizes do objeto selecionado à posição especificada.
Referência Referências de matrizes do objeto selecionado à posição especificada.
Permite adicionar para a dimensão Transformação de matriz. As dimensões adicionais são somente posicionais. A rotação e dimensão não são usadas.
1D Cria uma matriz unidimensional, com base nas configurações do grupo Transformação de matriz.
Contagem Especifica o número total de objetos ao longo desta dimensão da matriz. Para matrizes 1D, este é o número total de objetos na matriz.
Uma matriz one-dimensional
2D Cria uma matriz bidimensional.
Contagem Especifica o número total de objetos ao longo desta segunda dimensão da matriz.
X/ Y/Z Especifica a distância de deslocamento incremental ao longo de cada eixo da segunda dimensão da matriz.
Uma matriz bidimensional, com Contagem 1D igual a 7 e Contagem 2D igual a 4
3D Cria uma matriz tridimensional.
Contagem Especifica o número total de objetos ao longo desta terceira dimensão da matriz.
X/ Y/Z Especifica a distância de deslocamento incremental ao longo de cada eixo da terceira dimensão da matriz.
Uma matriz tridimensional, com Contagem 1D igual a 10, Contagem 2D igual a 6 e Contagem 3D igual a 3
Deslocamentos de linha incremental Os campos de deslocamento se tornam disponíveis quando você escolhe uma matriz 2D ou 3D. Estas são as distâncias ao longo de qualquer um dos três eixos do sistema de coordenadas atual.
Se você definir um valor Contagem para 2D ou 3D, mas nenhum deslocamento de linha, a matriz é criado com os objetos sobrepostos. É necessário especificar ao menos uma distância de deslocamento para evitar isso.
Se alguns objetos parecem estar faltando na matriz, é possível que alguns objetos tenham sido criados exatamente em cima de outros objetos na matriz. Para determinar se isso aconteceu, use Selecionar por nome para ver a lista completa dos objetos na cena. Se os objetos estão em cima do outro e você não deseja este efeito, clique em Ctrl+Z para desfazer a matriz e tente novamente.
Total na matriz
Exibe o número total de entidades que a operação de matriz criará, incluindo a seleção atual. Se você criar uma matriz de um conjunto de seleção, o número total de objetos será o resultado de multiplicação este valor vezes o número de objetos no conjunto de seleção.
Preview group
Visualização
Quando esta opção estiver ativada, as viewports exibem visualizações das configurações atuais de matriz. A alteração da configuração atualiza as viewports imediatamente. Se a atualização desacelera o feedback com grande matrizes de objetos complexos, ative Exibir como caixa.
Exibir como caixa
Exibe os objetos de exibição de matriz como caixas delimitadoras ao invés de geometria.
Redefinir todos os parâmetros
Redefine todos os parâmetros para suas configurações padrão.
Tópicos nesta seção
Criação de matrizes lineares
Uma matriz linear é uma série de clones ao longo de um ou mais eixos. Uma matriz linear pode ser qualquer coisa, desde uma linha de árvores ou carros até uma escada, uma cerca pontiaguda ou uma cadeia. Qualquer cena que exija objetos ou formas repetidos é um candidato para uma matriz linear.
Criação de matrizes circulares e espirais
Criação de matrizes circulares e espirais normalmente envolve mover, dimensionar e girar cópias ao longo de um ou dois eixos e ao redor de um centro comum. Os efeitos podem variar da disposição radial uniforme de parafusos em um cubo de roda à geometria complexa de uma escada em espiral. É possível modelar muitos padrões circulares com estas técnicas.