A barra de trilha fornece uma linha de tempo que mostra os números de quadro (ou unidades de exibição apropriadas). Ele fornece uma rápida alternativa à Track View para mover, copiar e excluir chaves, e alterar as propriedades da chave. Selecione um objeto para exibir suas chaves de animação na barra de trilha. A barra de trilha também exibe chaves para vários objetos selecionados.
A barra de trilha pode ser flutuante ou encaixada, para personalizar o seu espaço de trabalho.
As chaves exibidas usam codificação de cores, para que você possa determinar facilmente que tipo de chave há nesse quadro. As cores das chaves de posição, rotação e escala são: vermelho, verde e azul, respectivamente; a cor das chaves não transformacionais, como parâmetros modificadores, é cinza. É possível personalizar as cores na caixa de diálogo Personalizar interface do usuário, e isso depende do estado selecionado/não selecionado da chave. O indicador de quadro é uma barra semelhante exibida em azul.
Uma chave na barra de trilha pode representar qualquer número de parâmetros animados para os objetos selecionados. Parâmetros de transformações, modificadores e materiais animados podem, todos, ter chaves em um quadro específico.
Para exibir uma lista de todos os valores inseridos para uma chave na barra de trilha, clique com o botão direito do mouse na chave. Selecione o tipo de chave no menu de clique com o botão direito para exibir sua caixa de diálogo de propriedades de chave. Exclua chaves e filtre a exibição da barra de trilha utilizando as opções no menu de clique com o botão direito.
O menu de clique com o botão direito da barra de trilha contém um submenu que lista todos os controladores procedurais (controladores de lista, expressão, reatores, molas, ruído e assim por diante) atribuídos à seleção de objeto atual. Se você selecionar um dos controladores no submenu, a caixa de diálogo de propriedades desse controlador é exibida em uma caixa de diálogo sem restrição.
A barra de trilha pode ter forma de onda (.Arquivo wav) atribuído à Trilha sonora na Vista de trilha. Para exibir esse recurso, clique com o botão direito do mouse na barra de trilha e selecione Configurar Mostrar trilha de som (esse comando também está disponível no menu Animação
painel Som).
Você pode modificar o segmento de tempo ativo pressionando Ctrl e Alt enquanto arrasta a barra de trilha. Mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse para deslizar o início do intervalo, o botão direito do mouse para deslizar o final do intervalo e o botão do meio do mouse para alterar os quadros iniciais e finais ao mesmo tempo. Uma dica de ferramenta no cursor e uma mensagem da barra de status indicarão o intervalo que você está definindo.
É possível expandir a barra de trilha para mostrar curvas. Clique em (Abrir editor de minicurva) na extremidade esquerda da barra de trilha. O controle deslizante de tempo e a barra de trilha são substituídos pelo controlador e janelas de chave e as barras de ferramentas da Vista de trilha. Você pode redimensionar a janela da barra de trilha arrastando a borda entre a barra de menus e as barras de ferramentas (faça isso em uma área vazia da barra de ferramentas).
Barra de trilha exibindo curvas
Para selecionar chaves na barra de trilha:
Se o menu de clique com o botão direito da barra de trilha Configurar
estiver com a opção Mostrar intervalo de seleção ativada, quando você selecionar múltiplas chaves, o intervalo de chaves selecionado será exibido na barra de faixas de seleção na parte inferior da barra de trilha. Em seguida, é possível dimensionar as chaves selecionadas proporcionalmente, ao arrastar a extremidade da barra de intervalo de seleção, ou mover as chaves ao arrastar o centro da barra.
Para mover ou copiar chaves na barra de trilha:
Enquanto as chaves são movidas ou duplicadas, pequenas linhas na barra de trilha marcam a posição original de chaves. Todas as chaves em um quadro específico são movidas simultaneamente com os seguintes procedimentos.
É possível usar a tecla Shiftenquanto arrasta para duplicar uma seleção de múltiplas chaves.
Para mover uma única chave de um quadro com várias chaves:
Se, por exemplo, um quadro tiver uma chave de transformação e uma de material para o objeto selecionado, e somente a chave de transformação precisar ser movida, abra a caixa de diálogo Propriedades de transformação e utilize o parâmetro Tempo para mover a chave de transformação.
Uma caixa de diálogo Propriedades de chave é exibida.
A chave se move na barra de trilha até um novo local.
Para excluir chaves da barra de trilha:
Todas as chaves selecionadas serão excluídas.
Todas as chaves selecionadas serão excluídas.
Para excluir um único tipo de chave de um quadro com várias chaves:
Um objeto pode ter muitas chaves para diferentes parâmetros animados em um quadro específico. Utilize este procedimento para excluir uma chave relativa a um único parâmetro.
Uma janela pop-up será exibida.
Para alterar a duração do segmento de tempo ativo:
É possível alterar a duração da animação utilizando a barra de trilha.
Para ocultar ou exibir a barra de trilha:
Esse item de menu é uma alternância: uma marca de verificação mostra que a barra de trilha está exibida no momento.
Para exibir as curvas na barra de trilha:
As chaves da barra de trilha são substituídas por uma barra de menus, barras de ferramentas e janelas de controlador e de chaves.
Clique com o botão direito do mouse em uma chave na barra de trilha para exibir o menu da barra de trilha.
As chaves não precisam ser selecionadas na barra de trilha para que se possa usar Excluir chave. As chaves são excluídas da chave da barra de trilha na qual você clica com o botão direito do mouse.
Exclui as chaves selecionadas na barra de trilha. Se não houver chaves selecionadas, essa opção não estará disponível.
Clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar da barra de trilha, coloque o cursor sobre Filtro no menu da barra de trilha para exibir o submenu Filtro e, em seguida, selecione as configurações de filtro. As configurações determinam quais teclas aparecem na barra de trilha.
A seção superior do submenu Filtro permite selecionar um dos procedimentos a seguir:
A parte inferior do submenu Filtro permite alternar cada um dos itens a seguir para qualquer combinação destas opções de filtro:
As opções de Configuração são:
Você pode alterar a escala de todas as chaves ao arrastar uma extremidade do intervalo de seleção. Isso permite alterar o comprimento de um segmento de animação mantendo a distância relativa entre chaves de animação. Também é possível mover as chaves selecionadas no tempo ao arrastar a barra de intervalo de seleção.
Clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar da barra de trilha e, em seguida, clique em Ir para horário.