Script de inicialização

Quando o 3ds Max é iniciado, o MAXScript busca quaisquer arquivos de script de inicialização, que são então carregados e executados automaticamente.

Este recurso é útil se você tem bibliotecas de função que sempre usa e deseja que sejam pré-carregadas, ou se você deseja definir configurações personalizadas de interface do usuário, definir plug-ins ou carregar implementações de script de utilitários.

O MAXScript primeiro procura os arquivos MacroScript (MCR) no diretório ui\macroscripts. Estas definições MacroScript não são compiladas nesse momento; ao invés disso, elas são apenas analisadas para identificar os MacroScripts que foram definidos.

Em seguida, o MAXScript pesquisa por arquivos MAXScript (MS, MSE e MZP) nos diretórios do caminho de plug-ins (definido nas caixas de diálogo Configurar caminhos do sistema e Configurar caminhos de usuário) e seus subdiretórios, e compila-os. A cena de base e a interface do usuário não foram criados neste ponto, então nenhuma viewport ou comandos de cena e devem ser executados nestes arquivos. Estes arquivos devem principalmente definir scripts de plug-ins e funções de utilitários.

As funções de utilitários utilizadas pelo macroScripts definidos ao ler o diretório ui\macroScripts deve ser definido em um .ms ou .mse em um dos seguintes diretórios. Você pode evitar que um diretório seja varrido ao inserir seu nome entre parênteses, por exemplo "(versões antigas)", permitindo que você ative e desative os scripts em agrupamentos úteis baseados em diretórios.

Nesse ponto, o 3ds Max cria a cena base e a interface do usuário. Qualquer macro script utilizado por botões na interface do usuário são compilados no momento.

O carregamento automático dos arquivos de script de inicialização a seguir pode ser desativado mediante a desativação da opção Iniciar MAXScript automaticamente na página MAXScript da caixa de diálogo Preferências, conforme descrito em "Preferências do MAXScript".

O MAXScript primeiro procura um arquivo denominado startup.ms nos seguintes diretórios, nesta ordem:

  1. O diretório de scripts (definido na caixa de diálogo Configurar caminhos do usuário e painel de arquivo I/O)
  2. O diretório de scripts de inicialização (definido na caixa de diálogo Configurar Caminhos de sistema)
  3. O diretório principal executável do 3ds Max
  4. O diretório do sistema Windows (System32)
  5. O diretório Windows
  6. Os diretórios que estão listados na variável de ambiente PATH

O MaxScript para de pesquisar ao encontrar a primeira ocorrência de startup.ms.

O MAXScript então recursivamente examina o diretório de scripts de inicialização (definido na caixa de diálogo Configurar Caminhos do sistema) e qualquer diretórios aninhados para .ms, .msee .mzp arquivos de script e os carrega. Nesta passagem, quaisquer arquivos de script com o nome startup.ms são ignorados. Você pode evitar que um diretório seja varrido ao inserir seu nome entre parênteses, por exemplo "(versões antigas)", permitindo que você ative e desative os scripts em agrupamentos úteis baseados em diretórios.

Se você especificar um script a ser executado na linha de comando (-u MAXScript script_name), o script é executado neste ponto. (Consulte o tópico de Ajuda do MAXScript "Executando scripts a partir da linha de comando”).