Animação de menu quadrado

Este menu em quadrantes inclui os comandos usados na animação de maneira conveniente.

Interface

Quadrante de coordenadas

Permite alterar o sistema de coordenadas de referência ativo.

Defina o quadrante

Definir quadro-chave

Define uma chave no quadro atual. Chave definida ou Chave automática não precisam estar ativas.

Mostrar alternância de trajetórias

Alterna a exibição das trajetórias.

Excluir animação selecionada

Exclui quaisquer teclas de animação existentes para todos os objetos selecionados, bem como a animação de subobjetos. Cada objeto permanece em seu estado no quadro no qual você usar este comando.

Gerenciador de reação

Abre a caixa de diálogo Gerenciador de reação.

Dope Sheet

Abre o editor Dope Sheet.

Editor de curva

Abre o Editor de curva.

Quadrante da pose

Definir ângulos de preferência

Para uma hierarquia com IK independente de histórico (altura de instrumento) aplicado a ela, define o ângulo preferido para cada estrutura na cadeia.

Assumir ângulos preferidos

Para uma hierarquia com IK independente de histórico (altura de instrumento) aplicado a ela, copia os canais de ângulo preferidos X, Y e Z de cada estrutura e os coloca em seu subcontrolador de rotação FK.

Definir como Pose da Pele

Armazena a posição, rotação e escala atuais dos objetos selecionados como pose de superfície.

Assumir pose de superfície

Faz com que os objetos selecionados assuma a pose de superfície armazenada.

Transformar quadrante

Os comandos neste quadrante devem principalmente servir como auxílio para animação de personagens. Utilize os comandos de congelar para definir a pose inicial do personagem. Então é possível utilizar posteriormente as opções "Para zero" para retornar à pose inicial.

Congelar transformação

Substitui os controladores de posição e rotação atuais do objetos selecionados pelos controladores de lista que contêm a configuração Congelar transformação. Esta configuração compreende um controlador de posição congelada (Bezier)/Rotação (Euler XYZ) seguido por um controlador "zero...", que utiliza o controlador padrão para a transformação (posição XYZ e Euler XYZ, respectivamente). Uma vez que você tenha “congelado” uma transformação de objeto, é possível voltar para a sua posição e orientação como congelado com o comando Transformação para zero (consulte a seguir).

Configuração do controlador antes (esquerda) e depois (direita) de aplicar Congelar transformação

Dica: É possível utilizar este comando para aplicar os controladores da lista para posição e rotação para vários objetos simultaneamente, que não é possível com o recurso padrão Atribuir controlador. Isso é particularmente útil quando você deseja usar o parâmetro de fio ou expressões para animar os membros de uma hierarquia. Se uma transformação somente tem um controlador, animá-la (ou o primeiro controlador em uma lista) usando o fio ou uma expressão sempre utiliza o sistema de coordenadas do objeto pai (que, se o objeto não tiver um objeto pai, é o sistema de coordenadas universal), enquanto a maioria desses casos chama uma animação no sistema de coordenadas local do objeto. O último requer o fio para o segundo controlador em uma lista de controladores e como "Congelar" uma transformação de objeto cria uma lista de dois controladores para posicionar e rotacionar, na qual o segundo controlador é o padrão para sua transformação, então se torna fácil conectar-se ao segundo controlador. Ou, para utilizar uma expressão, substitua o segundo controlador com um controlador de expressão.
Congelar rotação

Substitui os controladores de rotação atuais dos objetos selecionados pelos controladores de lista que contêm a configuração Congelar rotação. Esta configuração compreende um controlador de Euler XYZ denominado como "Pose Inicial" seguido por um segundo controlador de Euler XYZ denominado como “Quadro chave XYZ”. Uma vez que você tenha “congelado” a rotação de um objeto, você pode voltar para sua orientação como congelado com o comando Rotação para zero (consulte a seguir).

Dica: É possível utilizar este comando para aplicar os controladores de lista para rotação de vários objetos simultaneamente, que não é possível com o recurso padrão Atribuir controlador. Isso é particularmente útil quando você deseja usar o fio do parâmetro ou expressões para animar a rotação dos membros de uma hierarquia. Se uma transformação somente tem um controlador, animá-la (ou o primeiro controlador em uma lista) usando o fio ou uma expressão sempre utiliza o sistema de coordenadas do objeto pai (que, se o objeto não tiver um objeto pai, é o sistema de coordenadas universal), enquanto a maioria desses casos chama uma animação no sistema de coordenadas local do objeto. O último requer o fio para o segundo controlador em uma lista de controladores e como "Congelar" a rotação de um objeto cria uma lista de dois controladores, na qual o segundo controlador é o padrão para rotação, então se torna fácil conectar o segundo controlador. Ou, para utilizar uma expressão, substitua o segundo controlador com um controlador de expressão.
Transformação para zero

Retorna o objeto para a pose zero estabelecida por Congelar transformação (consulte anterior).

Transformação para zero somente funciona se você já tiver invocado Congelar transformação ou Congelar rotação.

Nota: O comando Posicionar para zero, disponível no painel Poses do menu Animação, retorna o objeto apenas para a posição zero (nenhuma rotação). Você pode usar Posicionar para zero criando um atalho de teclado ou outro elemento da interface do usuário para isso.
Rotação para zero

Transforma o objeto de volta para a rotação zero estabelecida por Congelar rotação (consulte anterior).

Rotação para zero somente funciona se você já tiver invocado Congelar transformação ou Congelar rotação.