Exercício 4: Substituir o estilo de uma peça de rede de tubulação em um gráfico do perfil longitudinal

Neste exercício, você irá alterar o estilo usado por peças de rede de tubulação em uma gráfico do perfil longitudinal utilizando as configurações de substituição encontradas nas propriedades do gráfico do perfil longitudinal.

Este exercício continua a partir do Exercício 3: Editar peças de rede de tubulação em um gráfico do perfil longitudinal.

Substituir o estilo de um objeto em um gráfico do perfil longitudinal

    Nota:

    Este exercício usa o Pipe Networks-3B.dwg com as modificações feitas no exercício anterior.

  1. No desenho, aumente o zoom no gráfico do perfil longitudinal da ROAD1 (PV - (1)).
  2. Clique no gráfico do perfil longitudinal para selecioná-lo. Clique com o botão direito do mouse. Clique em Propriedades do gráfico do perfil longitudinal.
  3. Na guiaRedes de tubulação, clique na linha Tubulação - (6).
  4. Role a tela para a direita até conseguir pode ver o valor de Substituição de estilo.
  5. Clique na célula Substituição de estilo.
  6. Na caixa de diálogo Selecionar estilo de tubulação, selecione Pontilhado. Clique em OK.
  7. Repita as etapas 5 e 6 para substituir o estilo para Tubulação - (7), Tubulação - (8) e Tubulação - (9).
  8. Clique em OK.

    As tubulações que cruzam a estrada agora são exibidas usando linhas de pontilhadas, facilitando a visualização e a edição do segmento da tubulação principal. Pode ser necessário inserir REGEN na linha de comando para ver a alteração de estilo.

Alterar a exibição do estilo da estrutura no perfil

  1. Efetue o pan e aumente o zoom até poder ver claramente a estrutura na estaca 8+00.

    Observe que não há indicação do segmento de tubulação que viaja ao longo do alinhamento XC-STORM. Nos próximos passos, você irá alterar o estilo de estrutura para exibir onde uma tubulação perpendicular se conecta a uma estrutura.

  2. Clique na estrutura para selecioná-la. Clique com o botão direito do mouse. Selecione Editar o estilo da estrutura.
  3. Na caixa de diálogo Estilo de estrutura, na guiaExibir, na lista Ver direção, selecione Perfil. Tornar o componente Contorno de tubulação de estrutura visível e alterar sua cor para vermelho.
  4. Clique em OK. Observe que um círculo vermelho agora aparece na estrutura. O círculo vermelho indica a localização de uma conexão perpendicular de uma tubulação que não é exibida no gráfico do perfil longitudinal.

Para continuar com este tutorial, vá para Exercício 5: Visualizar peças de rede de tubulação em um gráfico do perfil longitudinal.