Neste exercício, você irá editar as peças de rede de tubulação desenhadas em um gráfico do perfil longitudinal usando as alças de edição e editando diretamente as propriedades da peça.
Este exercício continua a partir do Exercício 2: Adicionar legendas às peças de rede de tubulação.
Edição por alça de peças de rede de tubulação no gráfico do perfil longitudinal
Nota:
Este exercício usa o Pipe Networks-3.dwg com as modificações feitas no exercício anterior, ou é possível abrir o Pipe Networks-3B na pasta de desenhos dos tutoriais .
- No gráfico do perfil longitudinal para ESTRADA1 (PV - (1)), clique em tubulação - (4), que conecta as estruturas que estão deslocadas a partir das estacas 11+00 e 12+50 na ESTRADA1.
- Clique na alça de edição quadrada no centro da tubulação para ativá-la. Clique em uma nova localização vertical da tubulação para que a elevação da geratriz inferior seja de aproximadamente 650 pés.
Nota:
A linha da malha horizontal imediatamente abaixo da tubulação indica 650 pés.
À medida que move o cursor, a dica de ferramenta exibe a elevação atual da alça que está ativa.
- Clique na alça triangular no início (inclinação abaixo) da extremidade da tubulação para ativá-la. Clique em uma nova posição para a extremidade da tubulação para que ela fique alinhada com a elevação final da geratriz superior da Tubulação - (3), que é entre as estacas 11+00 e 9+50.
Editar parametricamente as peças da rede de rede de tubulação no gráfico do perfil longitudinal
- Com a tubulação - (4) ainda selecionada, clique com o botão direito do mouse. Clique em .
- Na caixa de diálogo Propriedades, na guiaPropriedades da peça, clique no valor Iniciar elevação da geratriz inferior para selecioná-lo. Pressione Ctrl+C para copiar o valor.
- Clique em OK.
- Pressione Esc para cancelar a seleção da tubulação - (4).
- Clique em Tubulação - (3) para selecioná-la. Clique com o botão direito do mouse. Clique em .
- Na caixa de diálogo Propriedades da peça, na guiaPropriedades da peça, em Geometria, clique no valor Elevação final da geratriz inferior para selecioná-lo. Pressione Ctrl+V para substituir o valor pelo copiado da tubulação - (4).
- Clique em OK.
Tubulação - (3) e tubulação - (4) agora se conectam à estrutura - (4) na mesma elevação da geratriz inferior.
- Pressione Esc para cancelar a seleção da tubulação.
Dica:
Também é possível usar OSNAPs para coincidir com as elevações iniciais e finais da tubulação. Para obter mais informações, consulte o tutorial Utilizar a funcionalidade básica.
Exploração adicional: repita os procedimentos de edição das tubulações - (5), que está entre as estacas 12+50 e 13+00, para criar uma linha do fluxo contínua para a tubulação.
Para continuar com este tutorial, vá para Exercício 4: Substituir o estilo de uma peça de rede de tubulação em um gráfico do perfil longitudinal.