Define os pares de restrições chamados iMates para especificar como as peças se conectam ao serem inseridas num montagem.
Os símbolos identificam iMates. Os símbolos exibem o tipo e o estado da iMate. É possível alterar o nome de um símbolo para que corresponda a uma restrição de coincidência em outras peças.
Várias iMates podem ser definidas como uma peça única.
- Acesso
-
Faixa de opções:
guia Gerenciar
painel Autor
iMate
- Guia Montagem
- Especifica um ou vários tipos de restrições, geometria e nomes de restrições para definir iMates. A primeira restrição especificada é a iMate principal.
- Tipo
- Especifica o tipo de restrição para coincidir quando a peça é inserida e restringida em uma montagem.
- Restrição de coincidência
- especifica que a face selecionada está posicionada face a face ou adjacente e alinhada à outra face em um componente com uma iMate correspondente.
- Restrição angular
- Especifica o ângulo permitido da aresta ou face plana selecionada, quando posicionado em relação a outro componente com uma iMate correspondente.
- Restrição de tangência
- Exige contato da face, plano, cilindro, esfera ou cone em ponto de tangência em um componente com uma iMate correspondente.
- Restrições de inserção
- Exige uma restrição de coincidência face a face entre faces planas e uma restrição de coincidência entre eixos ou um componente com uma iMate correspondente.
- Seleção
- Seleciona a geometria na peça a ser restringida a uma iMate em outra peça.
- Deslocamento ou Ângulo
- Especifica a distância ou ângulo pelos quais as metades da iMate são deslocadas entre si.
- Solução
- Mostra a relação definida quando uma peça é restringida a uma iMate correspondente numa montagem.
- guia Movimento
-
- Tipo
-
- Restrição de movimento de rotação
- Especifica a rotação de um componente em relação a outro usando uma relação especificada. Faces cilíndricas têm como padrão a relação geométrica entre os cilindros selecionados.
- Restrição de movimento de rotação-translação
- Especifica como dois componentes realizam a translação entre si usando uma relação definida.
- Seleções
- Seleciona a geometria em dois componentes para restringi-los entre si. Pode ser especificada uma ou várias curvas, planos ou pontos para definir como são ajustadas entre si as peças.
- Relação ou Distância
-
- Relação
- Para as restrições de tipo Rotação, a relação especifica o quanto gira a segunda seleção quando a primeira gira. Por exemplo, um valor de 4,0 (4:1) gira a segunda seleção quatro unidades para cada unidade que a primeira seleção girar. Um valor de 0,25 (1:4) gira a segunda seleção uma unidade para cada quatro unidades que a primeira seleção girar. O valor padrão é 1,0 (1:1). Se duas superfícies cilíndricas estiverem selecionadas, uma razão padrão é calculada e exibida relativa aos raios das duas seleções.
- Distância
- Para restrições de rotação-translação, a distância especifica o quanto a segunda seleção se move em relação a uma rotação da primeira seleção. Por exemplo, um valor de 4,0 mm move a segunda seleção 4,0 mm para cada rotação completa da primeira seleção. Se a primeira seleção for uma superfície cilíndrica, uma distância padrão será calculada e exibirá a circunferência da primeira seleção.
- Solução
- Especifica se o movimento é para frente ou inverso. Clique no botão adequado.
Nome e Lista correspondente
É possível selecionar um componente utilizando a caixa de diálogo Inserir componente e selecionar as opções Inserir interativamente com iMates ou Gerar iMates automaticamente no local. Se pelo menos um dos componentes já está inserido na montagem, as iMates são coincididas. É possível aumentar a precisão dos resultados ao criar uma lista correspondente.
É possível selecionar um componente utilizando a caixa de diálogo Inserir componente e selecionar as opções Inserir interativamente com iMates ou Gerar iMates automaticamente no local. Se pelo menos um dos componentes já está inserido na montagem, as iMates são coincididas. É possível aumentar a precisão dos resultados ao criar uma lista correspondente.
- Nome
- Cria um nome de iMate. É possível inserir um nome ou deixar em branco e um nome padrão será automaticamente criado.
- Lista correspondente
- Cria uma lista de nomes de iMates. Quando um componente é inserido, a correspondência primeiro tenta encontrar um nome na lista, e então coincide as propriedades iMate.
- Adicionar nome à lista
- Adiciona um nome. Clique na opção e insira um nome.
Neste exemplo, vários exemplares de um componente são montados num formato de graduação. Para alcançar isto, é criada uma lista correspondente de iMate, de maneira que o Posto 1 será sempre posicionado no Furo 2.
- Crie uma restrição de inserção de iMate chamada Insert_1 no Posto 1. Amplie a caixa de diálogo e crie a coincidência preferida (Insert_2) como a primeira entrada na lista correspondente.
- Crie uma restrição de inserção de iMate chamada Insert_2 no Furo 2. Amplie a caixa de diálogo e crie a coincidência preferida (Insert_1) como a primeira entrada na lista correspondente.
- Insira o primeiro exemplar do componente na montagem.
- Posicione a segunda instância do componente utilizando a caixa de diálogo Inserir componente. Ative as opções de iMate Inserir interativamente com iMates ou Gerar iMates automaticamente no local.
Nota: Para restringir por completo ao inserir, siga estas etapas para criar Insert_3 e Insert_4 nas operações restantes.