Muitas peças são usadas repetidamente em montagens, sempre ajustadas a componentes da mesma maneira. É possível identificar muitas peças tais como placas, carcaças, hastes, flanges e acessórios comumente usados.
É possível criar iMates depois de criar uma peça. É possível deduzi-las automaticamente ao criar ou editar operações de furo ou operações de extrusão e revolução com arestas circulares de contorno fechado. Também é possível deduzir iMates de componentes restringidos numa montagem.
Uma iMate captura a metade da restrição de montagem prevista e armazena as definições de iMate no arquivo de peça. Quando as iMates são conectadas a uma montagem, as restrições são resolvidas automaticamente ( resultados de iMate ). iMates individuais podem ser agrupadas para formar um iMate composto, de forma que várias restrições sejam inseridas simultaneamente. Ao inserir dois componentes em uma montagem que possuam iMates correspondentes, estes sabem como se posicionar entre si.
Nomes e propriedades são usados para coincidir iMates. O procedimento de correspondência possui duas fases:
Ao inserir um componente em uma montagem que já tem um componente, os nomes que aparecem nas posições superiores da lista têm prioridade sobre os que aparecem nas posições inferiores. Às vezes existem várias soluções possíveis. Neste caso, é possível criar uma lista de coincidências na caixa de diálogo Criar iMate ou na caixa de diálogo Propriedades de iMate para indicar como o componente deve ser posicionado.
A prioridade depende da ordem dos nomes na lista. É possível alterar a ordem dos nomes para que o nome da iMate atual coincida com o primeiro nome da lista.
Normalmente, uma iMate é criada em cada um dos componentes que se deseja montar. Ao criar um iMate, um nome padrão é designado de acordo com o tipo de restrição (por exemplo, iFlush:1, iAngle:1), a menos que se crie um nome. A qualquer hora, é possível renomear iMates ao clicar numa iMate no navegador e selecionar Propriedades. Apagar o nome da iMate faz com que esta volte ao nome padrão.
Quando se cria um nome ao criar a restrição ou ao renomear, pode-se fornecer nomes significativos que seguem um padrão de nomeação comum para substituição de componentes. Por exemplo, para identificar a geometria, renomeie Mate1 para Axis1 e uma iMate secundária nomeada Mate2 pode ser renomeada como Face1.
Ao inserir um componente em uma montagem e selecionar "Gerar automaticamente iMates no local", o Inventor correlaciona iMates entre os componentes que possuem o mesmo tipo de iMate e o mesmo valor de deslocamento ou de ângulo.
Ao substituir um componente por outro que tenha o mesmo nome e tipo de iMate e o mesmo valor de deslocamento ou de ângulo, a relação da restrição permanece intacta.
Crie listas de possíveis coincidências. Utilize as setas Cima e Baixo das caixas de diálogo Propriedades de iMate e Criar iMate para mover os nomes da lista. Quando existem diversas soluções de correspondência possível (com base no tipo e no valor do deslocamento/ângulo), o nome na parte superior da lista correspondente é dada prioridade para correspondência.
Caso não seja encontrada uma única iMate com nome correspondente, o componente é anexado ao cursor e é possível selecionar uma posição para inserção.
Se ao coincidir um iMate composto, cada iMate composto deve também ter o mesmo número de membros.
Se for encontrada uma iMate com tipos e valores de restrições correspondentes, os componentes são restringidos entre si. Nomes e ordem não são considerados.
iMates compostos não podem serem coincididos usando este método.
O comando Coincidir nomes estão disponíveis para iMates compostos assim como iMates únicas. É possível fazer coincidir dois componentes com inserir iMates, mas este procedimento também requer iMates de alinhamento para inserir as faces. Neste caso:
Por exemplo, Composto A deve nomear o Composto B como o primeiro nome correspondente, e o Composto B deve nomear o Composto A como o primeiro nome correspondente.
No exemplo, o Composto A e o Composto B devem cada um ter uma iMate de inserção e duas iMates de alinhamento, para posicionar completamente os componentes.
A ordem dos membros nas definições de iMate composto também é importada e deve ser idêntica em cada metade dos iMates compostos sendo coincididos.
É possível definir muitas iMates numa única peça. Antes de defini-las, determine quais iMates são as mais importantes. Estabeleça uma lista correspondente ao criar iMates.
Na caixa de diálogo Inserir componente, é possível selecionar as opções Inserir interativamente com iMates ou Gerar iMates automaticamente no local. O Autodesk Inventor tenta conectar as iMates do componente inserido. Se o nome não coincide, todos os nomes da lista de coincidências são consideradas em ordem.