Todos os dados geográficos são criados em um sistema de coordenadas e no contexto de algumas referências. Uma referência inclui as informações do elipsoide e uma definição de referência. Por exemplo, o sistema de projeção conformal de Gauss-Kruger utilizado na Alemanha utiliza o elipsoide de Bessel e a definição de referência Potsdam.
Você pode criar um sistema de coordenadas global completamente novo ou utilizar um sistema de coordenadas predefinido como a base para criar o sua próprio. Você também pode modificar ou excluir qualquer sistemas de coordenadas que definir. Não é possível excluir os sistemas de coordenadas predefinidos fornecidos com o AutoCAD Map 3D toolset. Se modificar um sistema de coordenadas predefinido, salve-o como um novo sistema de coordenadas e o original permanece.
Alguns sistemas de coordenadas especificam somente o elipsoide; estes são não-geodésicos. Sistemas de coordenadas que especificam a referência completa são geodésicos. Quando criar um sistema de coordenadas, ele pode ser geodésico ou não geodésico.
Determine se um sistema de coordenadas é geodésico ou não geodésico antes de atribui-lo à um desenho. Consulte Sobre transformações geodésicas. Se você tiver dados em um desenho que utilizam um sistema de coordenadas não-geodésico, mas não sabe de qual referência os dados vieram, poderá introduzir erros se converter o desenho para um sistema de coordenadas geodésico.
Existem dois possíveis conjuntos de sistemas de coordenadas que podem ser usados em relação a sistemas HPGN.
Há o conjunto de sistemas que usam a referência HPGN utilizada na transformação geodésica NAD83_to_HPGN. Esta referência cobre todos os arquivos de malha HPGN para os Estados Unidos. Um exemplo de um sistema de coordenadas utilizando tal referência é HPGN (HARN) Virginia State Planes, South Zone, US denominado “VAHP-SF”.
Há também um conjunto de sistemas locais que usam diferentes referências HPGN para cada um dos estados dos EUA. Por exemplo, a referência HARN/VA utilizada para o sistema “HARN/VA.VA-SF”, que é o equivalente do sistema VAHP-SF.
Essa transformação utiliza todos os arquivos de malha las/los EUA HARN normalmente encontrado na pasta c:\ProgramData\Autodesk\Geospatial Coordinate Systems\Usa\Harn. Estes arquivos de malha se sobrepõem em áreas que fazem borda com estados nos quais dois arquivos de malha se intercedem para cobrir as mesmas regiões de borda. Para pontos de origem localizados fora da região de sobreposição, há somente um arquivo de malha cobrindo a região e o mecanismo de sistema de coordenadas o localiza com êxito na lista de transformação geodésica NAD83_to_HPGN.
Para pontos de origem na fronteira do estado onde há uma sobreposição entre dois arquivos de malha, o mecanismo utiliza o arquivo de malha que estiver gravado primeiro na lista. Você pode utilizar o comando MAPCSLIBRARY para editar a transformação NAD83_to_HPGN e organizar os arquivos de malha para aqueles que desejar exibir sejam movidos para a parte superior da lista.
Por exemplo, suponhamos que haja um ponto (-82.500000000000, 36.875000000000) localizado na Virginia, mas é muito próximo à borda do Kentucky. O sistema de coordenadas para este ponto é VAHP-SF. No entanto, se o arquivo de malha para esta região do Kentucky for maior na lista de transformação do que o arquivo de malha para a Virginia, o arquivo de malha do Kentucky será exibido. Você teria que editar a lista de transformações NAD83_to_HPGN se desejasse alternar o arquivo de malha que seria exibido
A referência HPGN individual do estado foi criada para reduzir o tempo gasto na edição da lista de transformação NAD83_to_HPGN para reordenar os arquivos de malha. Esta referência e sua transformação relacionada são divididas em aproximadamente cinquenta referências e transformações para cobrir cada estado nos Estados Unidos. No processo, novos sistemas de coordenadas foram criados, como HARN/VA.VA-SF, que é equivalente a VAHP-SF, para o estado da Virgínia. Sua referência é HARN/VA e a transformação específica para a área da Virgínia é “NAD83_to_HARN/VA” que tem um único arquivo de malha, vahpgn.l?s.
Portanto, ao utilizar a referência HARN/VA.VA-SF, o ponto próximo á borda do Kentucky, (-82.500000000000, 36.875000000000), sempre irá exibir o correto, arquivo de malha da Virginia.