Use esse menu para alterar o ponto de vista ativo e ativar outros elementos de viewport integrados.
Menu Ponto de Vista (POV)
Se a cena contiver câmeras, elas estão listadas nesse submenu. Se não houver câmeras, o submenu não será aberto. Escolher um nome da câmera muda a janela de visualização para o ponto de vista da câmera.
Se a cena contiver luzes de spot ou luzes direcionais, elas estão listadas nesse submenu. Se não houver luzes, o submenu não será aberto. Escolher um nome de luz muda a janela de visualização para o ponto de vista da luz.
Os seguintes itens de menu permitem que você especifique o ponto de vista atual na viewport selecionada:
Tecla de atalho: Shift + F
Permite que defina um intervalo de visibilidade próximo ou distante para a viewport interativamente. É exibida a geometria dentro do intervalo de corte da janela de visualização. As faces fora do intervalo não são exibidas. O que é útil nas cenas complexas em que deseje trabalhar com detalhes que estejam obscuros da vista.
Essa opção é de alternar: a primeira vez que a escolher, será ativado a Corte de viewport. Escolher a opção uma segunda vez desativará o Corte de viewport e assim por diante.
Quando ativar o Corte de viewport, a view port exibirá duas setas deslizantes amarelas no lado direito. Ajustar a seta inferior define o fim próximo do intervalo. Ajustar a seta superior define o fim mais distante. Marcas no intervalo de deslizamento indicam a extensão da viewport.
É possível alternar o Corte de viewport na caixa de diálogo Configuração de viewport.
Se a viewport está mostrando uma vista de Câmera ou de Luz, esta opção aparece. Ela permite que selecione o objeto da câmera ou da luz que exibe a vista.
Se a viewport estiver exibindo uma vista de Câmera ou de Luz e essa Câmera ou Luz tiver um alvo, esta opção aparece. Permite que você selecione o objeto que seja o Alvo da câmera ou o Alvo da luz, e que esteja associado com a câmera ou luz que exibe a vista.
Desfaz a última mudança na janela de visualização.
Atalho de teclado: Shift+Z
Exibe um submenu que lista as vistas de trilha existentes, se houver. Escolha uma vista de pilha para a exibir na viewport.
O submenu também tem uma opção Novo que permite criar uma nova vista de pilha.
Para alterar a viewport de uma vista de pilha para outro ponto de vista, selecione Viewport na barra de menu e escolha uma nova opção.
O submenu também tem uma nova opção Novo que permite criar um novo explorador de cena.
Para alterar a viewport de um explorador de cena de volta para outro ponto de vista, clique com o botão direito do mouse na barra de menus e escolha uma nova opção.
Exibe um submenu que lista as vistas esquemáticas existentes, se houver. Escolha uma vista esquemática para exibir na viewport.
O submenu também tem uma opção Novo que permite criar uma nova vista esquemática.
Para alterar a viewport de uma vista esquemática para outro ponto de vista, clique com o botão direito do mouse na barra de menus e escolha uma nova opção.
Exibe um submenu que altera o ponto de vista com base na grade ativa. Essas opções são destinadas principalmente para o uso com objetos da grade. Se não houver nenhum objeto de grade ativado, eles vão operar na grade inicial.
Alinha a vista na extensão de um objeto de forma selecionado e seus eixos locais XY.
Se não selecionou um objeto de Forma antes de escolher Shape, essa opção pode ter resultados peculiares.
Se não selecionou um bípede antes de selecionar essa opção, a viewport exibe um aviso para aquele efeito. Selecionar uma peça de corpo bípede em outra viewport atualiza a vista de Workbench.
Para alterar uma janela de visualização para a vista Câmera:
O procedimento exige pelo menos um objeto de câmera em sua cena. Como alternativa, para criar uma câmera e a definir para uma viewport ao mesmo tempo, ative uma viewport de Perspectiva e pressione Ctrl+C.
Isso faz com que a câmera seja atribuída à viewport e muda a etiqueta do ponto de vista para o nome da câmera.
Uma viewport de câmera acompanha a vista por meio do ponto de vista daquela câmera. Ao mover a câmera (ou o alvo) em outra viewport, a vista será alterada de acordo. Caso altere o campo de visão da câmera, você verá as mudanças à medida que são aplicadas.
Para alterar uma viewport para uma vista de forma:
O procedimento requer pelo menos uma forma de objeto na sua cena. (Se a forma não for selecionada ou se escolher a geometria 3D em seu lugar, a vista resultante parece distorcida.)
Para usar o corte da viewport:
A janela de visualização exibe os controles de corte de viewport.
Para exibir a Vista esquemática na viewport:
Para exibir a vista de trilha em uma viewport:
Para exibir o Ouvinte do MAXScript em uma viewport:
O Ouvinte do MAXScript é exibido na viewport.
Para retornar a uma vista de Geometria ou mudar para outra janela de editor, clique com o botão direito do mouse na barra de menus ou na barra de ferramentas e escolha o Ponto de Vista.
Para exibir a Biped Animation Workbench ou o Motion Mixer numa viewport:
A janela que escolheu é exibida na viewport.
Para retornar a uma vista de Geometria ou mudar para outra janela de editor, clique com o botão direito do mouse na barra de menus ou na barra de ferramentas e escolha o Ponto de Vista.
Para exibir o Material Explorer numa viewport:
O Material Explorer será exibido na viewport.
Para retornar a uma vista de Geometria ou mudar para outra janela de editor, clique com o botão direito do mouse na barra de menus ou na barra de ferramentas e escolha o Ponto de Vista.
Para exibir a exibição do quadro seguro, faço um dos seguintes:
Para personalizar o menu Rótulo de viewport - Ponto de vista (POV):