O objeto composto do criador de malha converte objetos procedurais em objetos de malha com base em um pré-quadro, para que você possa aplicar modificadores como curva ou mapa UVW. Ele pode ser utilizado com qualquer tipo de objeto, mas é projetado principalmente para trabalhar com sistemas de partículas. O criador de malha também é útil para exemplos com baixo nível acima da cabeça de objetos com pilhas modificadoras complexas.
Para utilizar um objeto do criador de malha:
O objeto do criador de malha se torna uma duplicação do sistema de partículas e mostra as partículas como objetos de malha nas viewports, independentemente da configuração de visualização da viewport do sistema de partículas.
Dependendo do sistema de partículas original e suas configurações, bem como os modificadores aplicados ao objeto do criador de malha, você pode obter resultados inesperados. Geralmente, isso ocorre porque a caixa delimitadora do modificador, conforme aplicado no sistema de partículas, é recalculada a cada quadro. Por exemplo, com um sistema de partículas curvo de superpulverização definido para se espalhar com o tempo, conforme as partículas fluem para longe e separam, a caixa delimitadora se alonga e fica mais espessa, podendo causar resultados inesperados. Para solucionar isso, você pode usar outro objeto para especificar uma caixa delimitadora estática.
O fluxo de partículas utiliza a nova caixa delimitadora estática.
Na ilustração a seguir, é possível visualizar um sistema de partículas de superpulverização (esquerda) e um objeto do criador de malha derivado da superpulverização (direita). Um modificador de curva é aplicado ao criador de malhas. No centro existe um objeto de caixa sendo usado como uma caixa delimitadora. A caixa delimitadora aplicada ao modificador de curva é visível como uma estrutura de arame laranja quando o modificador é realçado na pilha.
Usando uma caixa delimitadora personalizada com um sistema de partículas curvo
Para modificar o aspecto das partículas do criador de malha, edite o sistema de partículas original.
Para modificar a caixa delimitadora personalizada, mover, girar ou dimensionar o objeto da caixa delimitadora e, em seguida, reaplique utilizando o objeto do criador de malha.
Neste ponto, ambos os sistemas de partículas irão renderizar. O sistema de partículas original deve existir para que possa ser usado pelo objeto do criador de malha; portanto, se você deseja que apenas a réplica do criador de malha renderize, oculte o sistema original antes da renderização.
Clique neste botão e a seguir selecione o objeto a ser utilizado como exemplo pelo objeto do criador de malha. Depois de fazer isso, o nome do exemplo de objeto aparece no botão.
O número de quadros à frente ou atrás do sistema de partículas original que o sistema de partículas do criador de malha executará. Padrão=0.
Quando ativado, os resultados do criador de malha não aparecem nas viewports, mas somente ao renderizar a cena. Padrão=desativado.
Utilize esta opção para reduzir a quantidade de cálculo necessária para a exibição da viewport.
Após editar as configurações do sistema de partículas original ou alterar a configuração do deslocamento do tempo do criador de malha, clique neste botão para ver as alterações no sistema do criador de malha.
Quando ativado, o criador de malha substitui a caixa delimitadora dinâmica derivada do sistema de partículas e modificador com uma caixa delimitadora estática de escolha do usuário.
Para especificar um objeto de caixa delimitadora personalizada, clique neste botão e, em seguida, selecione o objeto.
A caixa delimitadora personalizada é exibida como uma estrutura de arame laranja quando o modificador está realçado na pilha.
Exibe as coordenadas dos cantos opostos da caixa delimitadora personalizada.
Quando ativado, e o criador de malha foi aplicado em um sistema de fluxo de partículas, o criador de malha automaticamente cria objetos de malha para cada Evento no sistema.
Para utilizar somente determinados eventos, desative este e especifique os eventos para serem usados com os controles de grupo Eventos PFlow (consulte a seguir).
Quando o objeto do criador de malha é aplicado a um sistema de fluxo de partículas, utilize estes controles para criar malhas para eventos específicos no sistema. O criador de malha não cria malhas para os demais eventos.
Exibe todos os eventos do fluxo de partículas atualmente afetados pelo criador de malha.
Permite especificar eventos de fluxo de partículas para serem afetados pelo criador de malha.
Se o objeto do criador de malha é aplicado a um sistema de fluxo de partículas, ao clicar em Adicionar, abre-se uma caixa de diálogo de adicionar eventos PF que lista todos os eventos no sistema. Realce os eventos a adicionar e, em seguida, clique em OK. Os eventos agora aparecem na lista.
Exclui os eventos realçados da lista.