Utilize Hélice para criar hélices ou espirais planas ou em 3D abertas.
Exemplos de hélices
Para criar uma hélice:
Se você criar a hélice em uma viewport ortogonal, como Topo ou Fronte, precisará ver a alteração na altura em outra viewport, tal como Perspectiva.
A maioria das formas com base em splines compartilha estes parâmetros. Para obter detalhes, consulte Implementação de renderização.
A forma de hélice oferece a opção do método de criação padrão: Centro ou Borda. Para obter uma explicação, consulte Implementação do método de criação.
Cria uma spline de hélice no teclado. Use as configurações X/Y/Z para especificar o ponto central, e o resto dos parâmetros para especificar o raio e a altura, depois clique em Criar. Depois de criar a spline, é possível utilizar os controles de implementação de parâmetros para ajustar suas configurações (consulte a seguir).
Uma vez que você tenha criado uma hélice, pode fazer alterações, utilizando os seguintes parâmetros:
Especifica o raio do início da hélice.
Especifica o raio do fim da hélice.
Especifica a altura da hélice.
Especifica o número de voltas que a hélice faz entre seus pontos inicial e final.
Força as voltas para acumular em uma extremidade da hélice. Desvio não tem efeito visível quando a altura é 0.0.
Spline helicoidal com variação apenas das configurações de desvio
Os botões de direção definem se a hélice gira no sentido horário (CW) ou no sentido anti-horário (CCW).
A conversão de uma forma em uma malha usa o mecanismo de limitação em formas fechadas para criar uma forma de malha sólida. Com uma forma aberta, como uma hélice, a limitação não pode ser realizada, resultando em uma malha utilizável com vértices, mas sem faces.
Para converter uma hélice em uma malha, abra primeiro a implementação Renderização da forma e selecione Ativar na viewport. Em seguida, defina os parâmetros desejados para a espessura da forma. Quando a forma for convertida, ela resultará em uma malha utilizável.