Splines, splines estendidas e formas compostas

Este tópico aborda os aspectos gerais da criação de spline e spline estendido, incluindo os parâmetros disponíveis nas implementações comuns a todos os objetos spline. Para parâmetros únicos para um determinado tipo de spline ou spline estendido, veja a seção para este tipo.

Dica: Ao criar um spline que requer duas ou mais etapas, como uma linha ou anel, é possível usar o mouse para deslocar ou girar o viewport entre as etapas. Para girar a viewport, arraste com o botão do meio do mouse ou gire a roda do mouse. Para girar a viewport, mantenha pressionada a tecla Alt e arraste com o botão do meio do mouse ou gire a roda do mouse.

Procedimentos

Para combinar formas ao criá-las:

  1. No painel Criar, desative a caixa de seleção localizada junto ao botão Iniciar Nova Forma.
  2. Clique no botão Iniciar Nova Forma.
  3. Começar a criar splines.

    Cada spline é adicionado para forma composta. Você pode saber se está criando uma forma composta quando todos os splines permanecem selecionados.

  4. Clique em Iniciar uma Nova Forma para completar a forma atual e preparar para iniciar outra.

Problemas para serem lembrados sobre a criação de formas:

Para criar um spline utilizando o teclado:

  1. Clique em um botão de criação de spline.
  2. Expanda a implementação da entrada do teclado.
  3. Entre os valores X, Y e Z para o primeiro ponto.
  4. Insira os valores em todos os campos de parâmetros restantes.
  5. Clique em Criar.

Interface

Implementação do Tipo de objeto (Splines e Splines Estendidos)

Grade automática

Permite que você crie automaticamente os objetos na superfície de outros objetos ao gerar e ativar temporariamente um plano de construção baseado em normais da face em que você clicar.

Para obter mais informações, veja Grade automática.

Iniciar Nova Forma

Uma forma pode conter um spline único ou pode ser uma forma composta contendo várias splines. É possível controlar o número de splines em uma forma utilizando o botão de Iniciar Nova Forma e marcar a seleção da implementação do Tipo de Objeto.

A caixa de seleção localizada junto ao botão de Iniciar Nova Forma determina quando novas formas são criadas. Quando a opção estiver ativada, o 3ds Max cria um novo objeto de forma para cada spline criado. Quando desativado, os splines são adicionados para a forma atual até que você clique no botão Iniciar Nova Forma.

Os botões da Seleção de Formato

Permite especificar o tipo de forma a ser criado.

Menu suspenso Nome e Cor

Permite nomear um objeto e atribuir uma cor a viewport. Para obter detalhes, veja Nome do Objeto e Cor de estrutura de arame.

Implementação de renderização

Permite alternar a renderização da forma nas viewports e na saída renderizada, especificar configurações de sessão transversal, e aplicar as coordenadas de mapeamento.

É possível animar os parâmetros da renderização, tais como o número de lados, mas não é possível animar os parâmetros do Viewport.

É possível converter a malha exibida em um objeto de malha aplicando o modificador de Editor de malha ou o Editor Poli ou converter para uma malha editável ou objeto polígono editável. Se Habilitar na Viewport estiver desativado durante a conversão, as formas fechadas serão “preenchidas” e as formas abertas conterão somente vértices, não conterão bordas ou faces. Se Habilitar na Viewport estiver ativado durante a conversão, o sistema irá usar as configurações da Viewport para esta conversão de malha. Isto fornece a máxima flexibilidade e sempre irá fornecer a conversão de malha exibida nas viewports.

Ativar no agente de renderização

Quando ativado, a forma é renderizada como uma malha 3D usando o radial ou conjunto de parâmetros de retangular para renderização.

Habilitar na viewport

Quando ativado, a forma é exibida na viewport como uma malha 3D usando os parâmetros Radial ou Retangular para renderização.

Utilize as configurações da viewport

Permite definir diferentes parâmetros de renderização e exibe a malha gerada pelas configurações de viewport. Disponível somente quando a opção Habilitar na viewport estiver ativada.

Gerar coordenadas de mapeamento

Ative esta para aplicar as coordenadas de mapeamento. Padrão=desativado.

3ds Max gera o mapeamento de coordenadas em U e V cotas. As coordenadas U circunda uma vez ao redor da spline; V coordenada é atribuída uma vez ao longo de seu comprimento. Lado-a-lado é obtido usando o lado a lado parâmetros no material aplicado. Para obter mais informações, veja Coordenadas de Mapeamento.

Tamanho do mapa do mundo real

Controla o método de dimensionamento usado para materiais mapeados de textura aplicados ao objeto. Os valores de dimensionamento são controlados pelas configurações Usar dimensionamento do mundo real encontradas na Implementação Coordenadas do material aplicado. Padrão=desativado.

Viewport

Escolha esta opção para especificar parâmetros Radiais ou Retangulares para a forma como ela aparecerá nas viewports ao Habilitar na Viewport e Usar as Configurações de Viewport estiverem ativadas.

Disponível somente quando ambas Habilitar na Viewport e Usar as Configurações de Viewport estiverem ativados.

Renderer

Escolha esta opção para especificar parâmetros Radias ou Retangulares para a forma como ela será exibida quando for renderizada. Estas configurações também são usadas para renderização de viewport quando Habilitar Na Viewport está ativado mas Usar as Configurações de Viewport estiver desativado.

Radial

Renderiza a forma com uma seção transversal circular.

Espessura

O diâmetro da malha do spline renderizado. Padrão=1,0. Faixa=0,0 para 100.000.000,0.

Splines renderizadas com espessura de 1,0 e 5.0, respectivamente

Lados

O número de lados (ou facetas) para a malha do spline renderizado. Por exemplo, um valor de 4 resultados em um quadrado da seção transversal.

Ângulo

A posição rotacional da seção transversal renderizada. Por exemplo, se a malha do spline tem uma seção transversal quadrada, você pode usar o ângulo para definir a posição de um lado plano para baixo.

Retangular

Exibe a forma da malha do spline como um retângulo.

Comprimento

O tamanho da seção transversal ao longo do eixo Y local.

Largura

O tamanho da seção transversal ao longo da axeX local.

Ângulo

A posição rotacional da seção transversal renderizada. Por exemplo, se a malha do spline tem uma seção transversal quadrada, você pode usar o ângulo para definir a posição de um lado plano para baixo.

Aspecto

A relação de largura para Comprimento. Ajustar o Aspecto automaticamente altera a configuração do comprimento para estabelecer a proporção em relação ao valor de largura.

Quando Bloquear estiver ativado, a configuração do Aspecto estará indisponível e o ajuste do Comprimento ou da Largura mudará a outra automaticamente para manter a proporção.

Suavização automática

Quando ativado, o spline renderizado é automaticamente suavizada com a configuração Limiar (veja a seguir).

Nota: Ativando a Suavização Automática nem sempre permite uma qualidade de suavização ideal. Para obter melhores resultados, pode ser necessário alterar o valor Limiar ou desativar a Suavização Automática, dependendo de seus requisitos e outras configurações.
Limite

O ângulo em graus, utilizado para determinar se a suavização ocorrerá. Qualquer dois segmentos de spline adjacentes são colocados no mesmo grupo de Executar suavização, se o ângulo entre eles for é menor do que o ângulo limite.

Correção de giro
Quando ativada, corrige qualquer giro criado entre o primeiro e o último vértices após o ajuste das alças de Bézier em splines fechadas.
Cobertura
Permite a limitação em splines renderizáveis. Quando essa opção estiver desativada, as extremidades das splines não terão coberturas.

Grupo Opções de capeamento

Limite de quadrante
Permite que a limitação de quadrantes crie resultados mais claros para operações como OpenSubdiv, SuavTurbo e SuavizaçãoMalha.
Segmentos
Define o número de segmentos em cada limite.
Esfera
Arredonda progressivamente os limites. Mais segmentos criam resultados mais suaves. Uma configuração de 1 é um hemisfério perfeito, enquanto uma configuração de 0 cria um limite plano.

Implementação de interpolação

Estas configurações controlam como um spline é gerada. Todas as curvas de spline são divididas em pequenas linhas retas que aproximam a curva verdadeira. O número de divisões entre cada vértice no spline é chamado de etapas. Quanto maior o número de etapas, mais suave será a curva.

Passos

As Etapas do spline podem ser tanto adaptativas (que são definidas automaticamente ao ativar Adaptativo) quanto manualmente especificadas.

Quando Adaptativo está desativado, utilize a configuração de Etapas para especificar o número de divisões entre cada vértice. Splines com curvas apertadas curvas requerem muitas etapas para parecer suave, enquanto curvas suaves requerem menos etapas. Intervalo=0 a 100.

Otimizar

Quando ativado, remove etapas desnecessárias de segmentos retos no spline. Padrão=ativado.

Adaptativo

Quando desativado, permite o controle manual de interpolação usando Otimizar e Etapas. Padrão=desativado.

Quando ativado, o Adaptativo define o número de etapas para cada spline para produzir uma curva suave. Segmentos de reta sempre recebem 0 etapas.

Spline à esquerda otimizado e spline à direita adaptativo. Resultando uma vista de estrutura de arame de cada uma, respectivamente, no lado direito.

O principal uso para interpolação manual de splines está no morphing ou outras operações onde você deve ter controle exatamente sobre o número de vértices criados.

Implementação Método de criação

Muitas ferramentas de spline utilizam a configuração Método de criação em que se podem definir splines tanto pelo ponto central quanto pela diagonal.

Splines de Texto, Estrela e À mão livre não têm implementações do Método de criação. As splines Linha e Arco têm implementações únicas para o Método de Criação que são tratadas em seus respectivos tópicos.

Borda

O primeiro clique define um ponto no lado ou em um canto da forma e se arrasta para um diâmetro ou o canto diagonal.

Centro

O primeiro clique define o centro da forma e se arrasta para um raio ou um ponto em um canto.

Implementação Entrada do teclado

Você pode criar a maioria dos splines usando a entrada pelo teclado. O processo é geralmente o mesmo para todos os splines e os parâmetros são encontrados na Implementação da Entrada pelo Teclado. A Entrada pelo Teclado varia primariamente no número de parâmetros opcionais. A imagem acima mostra um exemplo da implementação da Entrada pelo Teclado para a forma de círculo.

O Implementação da Entrada pelo Teclado contém três campos para as coordenadas X, Y e Z do ponto inicial de criação, além de um número variável de parâmetros para completar o spline. Insira os valores em cada campo e clique em Criar para criar o spline.